Com base na leitura do texto de Jurandir Ross, pense, observe e localize num mapa mundi as plataformas ou crátons com
caneta azul; as bacias sedimentares com caneta preta e as cadeias orogênicas ou cinturões com caneta vermelha. Você deve entregar uma cópia física ou imagem para avaliação.
Se desejar, pode colorir seu mapa após as marcações. Pode sinalizar países e continentes também.
Soluções para a tarefa
-As macroformas estruturais do relevo terrestre estão representadas pelas plataformas ou crátons, pelas cadeias orogênicas e pelas bacias sedimentares.
-As plataformas ou crátons quase sempre se mostram com relevos muito rebaixados por diversas e longas fases erosivas. São terrenos que guardam
características de baixos planaltos ou ainda assumem aspectos de depressões posicionadas às margens de bacias sedimentares ou dos cinturões de cadeias orogênicas antigas.
-As bacias sedimentares constituem outra estrutura de grande represen-tatividade territorial ao longo dos continentes. Essas bacias são formadas por espessos pacotes de rochas sedimentares que chegam a ultrapassar 5000 m. Bacias sedimentares como as do Colorado e do MississipiMissouri, nos Estados Unidos; as do Tchad, no Congo e Zambeze, na África; a do Centro-Norte da Europa; a do Centro-Sul da Austrália; a Amazônica; a do Parnaíba e a do Paraná, na América do Sul; são exemplos de grandes bacias cujas origens e idades são posteriores ao Pré-cambriano. São chamadas de bacias fanerozóicas, ou seja, que se formaram ao longo do Paleozóico, do Mesozóico e do Cenozóico, através de diferentes fases de deposição mari-nha, glacial ou continental.
-As bacias sedimentares recobrem parcialmente as áreas cratônicas ou de plataformas, ocupando 75% da superfície emersa da Terra, embora em volume as rochas sedimentares sejam bem menos representativas do que as ígneas e metamórficas.
-As cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos correspondem aos terrenos mais elevados da superfície terrestre. São áreas de grande complexidade rochosa e estrutural, geradas por efeito de dobramentos acompanhados de intrusões, vulcanismo, abalos sísmicos e falhamentos. Correspondem aos terrenos mais instáveis, nos quais prevalece forte atividade tectônica.
-As cadeias orogênicas encontram-se preferencialmente nas bordas dos continentes, nos limites com os oceanos Pacífico e Índico e no mar Mediter-râneo. As cadeias orogênicas que mais se destacam são os Andes, na América do Sul; as Montanhas Rochosas/Serra Nevada, na América do Norte; os Pirineus e os Alpes, na Europa; os Cárpatos/Cáucaso/Himalaia na Ásia e os montes Atlas no Norte da África.
Explicação:
Espero ter ajudado as Pessoas a Pesquisa sobre Ester a assunto? porque achei no Caderno de Apoio está resposta ok!
Resposta:
Para responder sera preciso uma copia do mapa mundi
Explicação: