Com base na leitura do texto a seguir e no conteúdo estudado, marque as alternativas corretas a respeito do Massacre da Praça da Paz Celestial, ocorrido em 1989, na China.
Ativistas são presos no aniversário do Massacre da Praça da Paz Celestial
Os chineses marcam nesta segunda-feira [4/6/2012] o 23º aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial de uma forma dramática: com a prisão de ativistas, outras dezenas sob vigilâncias e restrições a buscas na internet sobre o assunto. Tudo isso numa tentativa do governo chinês de impedir novas manifestações que lembrem o movimento que em 1989 cobrou mais liberdade e abertura política.
O massacre aconteceu entre a noite do dia 3 e a madrugada do dia 4 de junho de 1989, quando tropas chinesas dispararam contra centenas de estudantes que protestavam pacificamente na principal praça de Pequim, pedindo reformas democráticas. Outros estão presos até hoje. Desde então, o governo chinês tenta apagar a memória do sangrento episódio.
Mas o caso permanece vivo na memória mundial. No domingo, os Estados Unidos encorajaram a China a libertar todos os manifestantes ainda presos, lembrando a "violenta supressão da liberdade" imposta aos manifestantes e a "trágica perda de vidas inocentes". O Ministério do Exterior chinês respondeu nesta segunda-feira com uma nota exprimindo sua forte desaprovação em relação ao pedido dos EUA para que os envolvidos no protesto de 1989 sejam libertados.
Segundo grupos de direitos humanos, com o passar dos anos e o crescimento econômico chinês, Pequim aumentou as medidas de controle e censura sobre o protesto da Praça da Paz Celestial em todos os meios de comunicação impressos e online. Os termos "seis quatro" (uma referência à data), "vela" e "nunca esqueça" foram banidos da internet. Para ativistas, no entanto, o bloqueio será cada vez mais ineficaz devido à força das novas redes sociais.
AGÊNCIA O Globo. Ativistas são presos no aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2016.
Assinale a alternativa correta:
a)Apesar da modernização ocorrida na China a partir da década de 1970, outros aspectos causavam insatisfação na população, como a falta de abertura política, a corrupção e os altos índices de inflação, motivando os protestos na Praça da Paz Celestial.
b)Os protestos de estudantes e intelectuais eram uma conspiração revolucionária com o objetivo de derrubar o regime e aconteceram de forma violenta, o que demandou a repressão da manifestação pelo governo chinês.
c)A China considera pouco as críticas mundiais sobre a falta de democracia e liberdade no país, pois sabe que muitas nações dependem de seus acordos comerciais devido ao grande peso geopolítico e econômico que adquiriu nas últimas décadas.
d)Apesar de terem se passado mais de 20 anos do movimento que cobrou mais liberdade e abertura política, ainda hoje o governo chinês exerce controle e censura sobre o povo, vigiando e bloqueando os meios de comunicação, como a internet e a imprensa.
E)Devido à grande influência econômica dos Estados Unidos, a China cedeu aos apelos daquele país em relação aos questionamentos pela falta de democracia e liberdade para o povo chinês.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A única alternativa que descreve corretamente os motivos, os representantes e os métodos empregados pelos manifestantes na ocasião do Massacre da Praça da Paz Celestial é a alternativa A.
Os manifestantes desejavam que houvesse mais liberdades civis e políticas, que o governo chinês deixasse de censurar e perseguir os dissidentes políticos, que combatesse a corrupção e favoritismo, assim como protestar contra a situação social do país, que na época possuía altas taxas de desemprego e inflação galopante. Foram duramente reprimidos, muitos executados, de modo que os protestos não atingiram os seus objetivos.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás