Com base na leitura desse trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, redija um texto, explicando como o jusnaturalismo, corrente de que locke é um representante, justifica a norma moral: "não se deve roubar".
Soluções para a tarefa
Resposta:
O jusnaturalismo acredita que o direito e os deveres da pessoa independem da vontade humana, assim, antes mesmo que o homem chegue a terra esses direitos e deveres já estarão por aqui, assim, eles são inerentes ao ser humano.
O jusnaturalismo é algo natural, na época da Idade Medieval as regras eram de que so os mais fortes podiam ir a guerra, os outros, infelizmente, eram descartados.
Quando entramos no contexto jurídico, o jusnaturalismo acredita que deve existir um código que tenha todos os comportamentos puníveis.
Jusnaturalismo é o Direito Natural, ou seja, todos os princípios, normas e direitos que se têm como ideia universal e imutável de justiça e independente da vontade humana. De acordo com a Teoria do Jusnaturalismo, o direito é algo natural e anterior ao ser humano, devendo seguir sempre aquilo que condiz aos valores da humanidade (direito à vida, à liberdade, à dignidade, etc) e ao ideial de justiça. Desta forma, as leis que compõem o jusnaturalismo são tidas como imutáveis, universais, atemporais e invioláveis, pois estão presentes na natureza do ser humano. Em suma, o Direito Natural está baseado no bom senso, sendo este pautado nos princípios da moral, ética, equidade entre todos os indivíduos e liberdade. E por estes princípios é justificado a justifica a norma moral: “Não se deve roubar”.