Com base na leitura da carta abaixo, redija, de forma sintética, outra carta descrevendo momentos que você presenciou ou foi vítima de violações de direitos. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A PROFESSORA DA MINHA FILHA PEDIU QUE FOSSE ALGO DE FAMÍLIA, MESMO ASSIM IREI COLOCAR O QUE ELA ESCREVEU PARA QUE AJUDE A VOCÊ REDIGIR O SEU TEXTO
Explicação:
Moro em uma cidade pequena, que fica no interior das Minas Gerais, onde, particularmente a educação das famílias se mantém a “moda antiga”, eu mesma venho de uma família super tradicional. Porém, conforme fui crescendo fui descobrindo fatos de familiares distantes e outros bem próximos. Minha família materna é gigantesca por parte de meu avô. E daí que surgem os fatos verídicos e as discriminações ocorridas.
Um caso, é que uma prima distante, nasceu hermafrodita, mas como era pequena, os pais decidiram pela sua sexualidade, e a transformaram em “menina”, hoje ela usa o mesmo nome feminino, porém se assumiu homossexual. Casada e com filhos. Minha mãe diz que quando ela decidiu assumir o lado masculino, sua família a rejeitou extremamente. E hoje ela não possui muitos contatos com esses familiares que a julgaram.
Outro caso, já é primo de minha mãe, que desde pequeno já demonstrava sua preferência sexual. E aconteceu um incidente, onde foi hospitalizado e preciso fazer uma cirurgia, e nesta cirurgia descobriu-se que ele internamente, era todo feminino. Na época quando nasceu não tinha a modernidade da medicina dos dias atuais. Tanto que através da justiça, conseguiu trocar seu nome e hoje está em espera para realizar a cirurgia da troca do sexo. Mas enfim, minha bisavó não aceita tal situação e já presenciei muitas palavras negativas, e o total preconceito em relação ao neto. Minha mãe é a única prima, que desde o começo sempre a tratava com carinho e respeito, e ela reconhece muito isso nos dias atuais.
O preconceito é um juízo de valor criado sem razão objetiva e que se manifesta por meio da intolerância. Em outras palavras, o preconceito é criado a partir de crenças e superstições que, por vezes, sustentam o ódio ou repúdio a determinado grupos. Os indivíduos mais preconceituosos cresceram em contextos onde o preconceito era manifestado por atitudes discriminatórias. Assim, eles carregam determinadas ideologias geradas por uma base irracional.