Filosofia, perguntado por alunoo35, 9 meses atrás

Com base na figura e nos conhecimentos sobre a crise da razão e do indivíduo,

considere as afirmativas a seguir.

I. A crise do indivíduo implica sua fragmentação: embora ele ainda se represente, a imagem que possui de si é incompleta, parcial.
II. A crise do indivíduo resulta de uma incompreensão: ignorar que ele é uma particularidade ordenada (microcosmo) inserida numa totalidade ordenada (macrocosmo)
III. O indivíduo, que é unitário, apreende a si mesmo e ao mundo plenamente, faltando-lhe, porém, os meios adequados para comunicar tal conhecimento.
IV. O desenvolvimento das ciências humanas levou a uma recusa da ideia universal de homem: nega-se à razão o poder de fundamentar absolutamente o conhecimento sobre o indivíduo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Sorvetedecuscuz
10

Resposta: B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.  

Explicação:

I. Correta. A fragmentação é um componente da crise da razão e do indivíduo. Embora continue havendo uma representação do indivíduo (sujeito), ela não será plena, completa, pois, não sendo mais legítimo apelar para qualquer processo de totalização, a fragmentação aparecerá como inevitável.

II. Incorreta. Não há mais a possibilidade de subsumir o particular no geral (o individual no universal), em que a objetividade do particular seria garantida pela objetividade do geral. Essa simetria não é mais válida, desaparecendo as ideias de micro e macrocosmo. Com isso, deixa de funcionar a ideia reguladora de ordem.

III. Incorreta. O indivíduo (sujeito) não é mais pensado a partir da unidade, razão pela qual nenhuma das suas funções é pensada a partir de processos de totalização. Por isso tais limitações não resultam de uma mera insuficiência

da linguagem, em que o indivíduo apreenderia o sentido do mundo, mas não teria os meios para comunicar tal conhecimento.

IV. Correta. As ciências humanas se desenvolvem no âmbito da crise de eficiência explicativa da filosofia especulativa, chamada por Horkheimer de “filosofia tradicional”. Um dos pressupostos que a acompanha é a recusa às explicações racionais totalizadoras. Com isso, tornam-se cada vez mais problemáticas as explicações que apelam a uma ideia universal de homem.

Perguntas interessantes