Com base em uma cuidadosa observação da natureza, os primeiros pensadores chegaram a conclusões interessantes, das quais algumas têm relação com teorias científicas válidas na atualidade. A esse respeito, considere as alternativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
A
Demócrito concluiu que, se dividíssemos qualquer coisa em partes cada vez menores, chegaríamos a um partícula minúscula e indivisível, o átomo.
Verdadeiro
Falso
B
Empédocles percebeu que a origem de todas as coisas não podia ser encontrada na própria natureza, mas, sim, fora dela. Assim, ele falou sobre a existência de um espírito superior, que teria criado todas as coisas.
Verdadeiro
Falso
C
Enquanto alguns pensadores atribuíam a origem de tudo o que existe a um único elemento, outros consideravam que essa origem estava na combinação de quatro elementos: água, terra, fogo e ar.
Verdadeiro
Falso
D
Os primeiros pensadores gregos concluíram que era impossível descobrir a origem das coisas e passaram a refletir sobre outros temas, como a arte e a religião, por exemplo.
Verdadeiro
Falso
E
Com base em sua investigação, Empédocles entendeu que a mistura dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar), em suas mais variadas combinações, seria o fator responsável pela variedade do que vemos.
Verdadeiro
Falso
ajuda ai glr pfv to no fundamental II
Soluções para a tarefa
Com base em uma cuidadosa observação da natureza, os primeiros pensadores:
A. Verdadeiro. Demócrito é conhecido como "atomista". Juntamente com Leucipo, teorizaram que se fôssemos reduzindo, por meio de cortes, qualquer coisa, chegaríamos a um momento em que a coisa estaria tão diminuta que não poderia ser cortada ou dividida.
Ou seja, chegaríamos ao átomo. Segundo eles, tudo que existe são átomos e espaço vazios. As coisas são diferentes entre si por que são diferentes combinações de átomos no espaço.
B. Falso. Empédocles sustentava que tudo era composto de quatro elementos essenciais e perenes: terra, água, ar e fogo.
C. Verdadeiro. Os primeiros pensadores buscavam um entendimento para o primeiro princípio, a arché, o princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas manifestas e deveria estar presente no início, no desenvolvimento e no fim de tudo.
D. Falso. Procurando reduzir a multiplicidade percebida à unidade exigida pela razão, os primeiros pensadores propuseram sucessivas versões de uma física e de uma cosmologia constituídas em termos qualitativos: as qualidades sensíveis eram entendidas como realidades em si .
E. Verdadeiro. Foi Empédocles que estabeleceu os quatro elementos essenciais que fazem toda a estrutura do mundo: fogo, ar, água e terra. De acordo com as diferentes proporções em que esses quatro elementos indestrutíveis e imutáveis são combinados uns com os outros é produzida a diferença da estrutura.
É na agregação e segregação de elementos que assim resulta o verdadeiro processo que corresponde ao que é popularmente chamado de crescimento, aumento ou diminuição. Nada de novo vem ou pode vir a ser, a única mudança que pode ocorrer é uma mudança na justaposição de elemento com elemento.
Bons estudos!