Com base em seus estudos e com apoio de seu professor (a), livros didáticos entre outros
recursos de apoio à pesquisa, investigue os seguintes tópicos:
a) A Conferência de Berlim.
b) As principais características do imperialismo na África, bem como as duas políticas que
foram aplicadas no continente (assimilação e diferenciação)
c) O Império colonial britânico na Africa e a importância do canal de Suez
d) A relação imperialista dos portugueses, belgas e alemães no continente africano.
e) A era do capital financeiro e as novas formas de associação: trustes, cartéis e holdings
1 O dominio imperialista na Índia e na China.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A Conferência de Berlim decorreu entre 15 de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885. Participaram nesta conferência 14 países, entre os quais Portugal, incluindo alguns Estados que não dispunham de colónias, como foi o caso dos países escandinavos e dos EUA.
c) O século XIX foi marcado pela colonização europeia e a Inglaterra foi uma das nações que mais explorou os territórios africanos. Somente no século XX o processo de descolonização da África acontece. Das colônias inglesas a primeira a conquistar sua independência é a África do Sul, em 1910 e a última o Zimbábue em 1980.
Além de permitir o contato entre o continente africano e asiático, possibilita aos europeus acessos aos dois continentes. Se não fosse o canal, as embarcações que saíssem do mar mediterrâneo, deveriam contornar o continente africano para chegar ao mar vermelho e vice-versa.
e) O capitalismo financeiro, por meio dos trustes, cartéis e holdings, provoca uma perda da livre concorrência entre as empresas no mundo. O sistema capitalista atravessa, atualmente, o seu período de maior ápice, haja vista o seu estabelecimento em todo o mundo, consolidado pelo avanço do processo de Globalização. A sua fase atual, chamada de Capitalismo Financeiro e operada pelo meio informacional, adquire, entre várias outras características, o âmbito da especulação financeira e, de certa forma, do monopolismo. Embora o capitalismo considere entre as suas premissas mais básicas a necessidade da livre concorrência, o que se observa é a busca, por parte da maioria das empresas, de evitá-la ou atenuar os seus efeitos. Para isso, várias estratégias são desenvolvidas, com destaque para a formação dos trustes, cartéis e holdings.
f) Antes do século XIX, as relações entre a Ásia e o mundo ocidental se resumiam ao contato estabelecido entre as cidades portuárias e as embarcações comerciais europeias. Algumas poucas experiências coloniais se desenvolviam nas regiões do Macau (China), Damão, Goa e Diu (Índia), e Timor (Indonésia), todas elas controladas pelos portugueses. Além disso, os espanhóis exploravam as Filipinas e os holandeses se fixaram nas regiões de Java e Sumatra.
Explicação:
a B e o D eu nao consegui fazer
a) No século XIX, os países europeus invadiram e ocuparam a África e Ásia como forma de expandir o capital financeiro, o mercado consumidor, ter acesso a matérias primas e mão de obra barata. A Conferência de Berlin teve como objetivo organizar e definir as regras para a ocupação e exploração do continente africano pelos europeus.
b) Na África, houve a imposição de violência e diversas atrocidades contra os povos nativos, exploração de recursos naturais, uso do trabalho forçado dos nativos, imposição da cultura europeia, entre outras características.
A política de assimilação foi introduzida pelos portugueses com leis, normas e práticas sociais, entre outros, visando fazer os nativos abandonarem seu modo de vida e sua cultura para assimilar a cultura portuguesa. A política de diferenciação foi implantada na África do Sul, como forma de diferenciar os diferentes grupos e os direitos de cada um.
c) A conquista do Egito e do canal de Suez foi um dos mais importantes "feitos" da Inglaterra no continente africano durante o Imperialismo. Tinha grande importância estratégica por conectar a Europa com as rotas comerciais da Ásia e África.
d) Apesar de acordos, ocorreram disputas entre europeus por riquezas da África e por territórios. Por exemplo, a Primeira e Segunda Guerra dos Bôeres na África do Sul.
e) Apesar do discurso capitalista de promover o livre comércio, a tendência na era do capital financeiro tem a tendência a formação de monopólios. Os trustes, cartéis e holdings se inserem nesse contexto.
f) No final do século XX, a China foi dividida em zonas de influência das principais potências imperialistas ocidentais. A Guerra do Ópio obrigou a China a abrir os portos para as potências europeias. Na Índia, houve conflitos entre Ingleses e franceses, e a Inglaterra acabou conquistando a região.
Trustes, Cartéis e Holdings
Trustes são a fusão entre empresas do mesmo ramo ou de áreas diferentes, que passam a constituir uma única companhia ou grupo de associados. É utilizado por grandes empresas que se sentem ameaçadas pelo crescimento de empresas menores em fase de crescimento. Os trustes buscam diminuir a concorrência, mas também a expansão de companhias para outros ramos da economia.
Os cartéis são uniões entre empresas concorrentes, não oficialmente divulgadas, para ajustar os preços dos produtos de forma que beneficie ambas. Busca evitar a diminuição de lucros. É uma prática considerada ilegal, mas amplamente utilizada.
Holdings são empresas de diferentes ramos controladas por uma organização central. As holdings tem se expandindo pelo mundo devido a globalização.
Leia sobre Imperialismo do século XIX: https://brainly.com.br/tarefa/26528467
Sobre a Conferência de Berlim: https://brainly.com.br/tarefa/1102718
Sobre o capitalismo: https://brainly.com.br/tarefa/27600254
Sobre a Guerra do Ópio: https://brainly.com.br/tarefa/13599218
Sobre Globalização: https://brainly.com.br/tarefa/1917316
E sobre Trustes, Cartéis e Holdings: https://brainly.com.br/tarefa/1990222
#SPJ2