Com base ao trilema de Dani Rodrick sobre a globalização, apresenta uma solução para o estado brasileiro e para a sociedade.
Soluções para a tarefa
A globalização é uma das três pernas do trilema econômico, conceito que Rodrik cunhou num artigo no ano 2000, premonitório do que ocorreria uma década depois com a crise da Grécia. O economista considera incompatível a sobrevivência simultânea da democracia, da globalização e da soberania do Estado-nação. “A zona do euro é a aplicação real desse conceito. Está tentando simultaneamente ser um mercado único e democrático, que conserva os Estados-nação e com uma união política integrada…”, diz. “Esse trilema está no coração do problema estrutural da zona do euro. Sou menos otimista com a Europa”, acrescenta.
“Há um grande desequilíbrio entre a integração econômica, que foi muito longe, e a política, que é muito incompleta”, continua, “e não vejo ainda líderes políticos na Europa capazes de reformular isso”. Para o professor, o Banco Central Europeu e seu plano de estímulos “são um ponto brilhante dentro das políticas econômicas europeias”.