História, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

"Com auditório cheio e ao som de músicas de grandes compositores como Chico Buarque, Martinho da Vila, Sérgio Sampaio e Zé Keti, o ato sindical 'Unidos, Jamais Vencidos' prestou homenagem aos mais de 400 trabalhadores e sindicalistas vítimas do regime militar. O evento foi realizado neste sábado (1º), em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, em São Paulo.

O primeiro ato de 2014, ano em que o golpe de 64 completa meio século, contou com a presença do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, do filho do presidente da República João Goulart, João Vicente Goulart e da coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Rosa Maria Cardoso da Cunha, além de representantes de dez centrais sindicais e parlamentares.

Com duração aproximada de quatro horas (das 13h às 17h), o ato sindical foi promovido por dez centrais sindicais que integram o Coletivo Sindical de Apoio ao Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade.

Os homenageados receberam um diploma de reconhecimento por suas ações na luta democrática e os que foram assassinados por agentes do Estado naquele período foram homenageados 'in memoriam'.

O município de São Bernardo do Campo é conhecido como um dos principais palcos das primeiras grandes greves de trabalhadores ocorridas no final do regime militar, a partir de 1978, que contribuíram para a abertura política e o processo de redemocratização do País. Um dos líderes dessas greves e do movimento de trabalhadores contra o arrocho salarial foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

NETO, Salvador. Ato presta homenagens a sindicalistas e trabalhadores vítimas da ditadura militar. Palavra Livre, 03 fev. 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2020.

O texto faz referência e destaca um importante polo de resistência contra a ditadura civil-militar. Os seus agentes políticos e polo de atuação eram, respectivamente

A
os sindicatos, que realizaram greves na região do ABC paulista.

B
os religiosos, que atuaram por todo o país, mas em especial no ABC paulista.

C
os artistas e os músicos, que atuaram em festivais em São Bernardo do Campo.

D
os partidos políticos, que atuaram com a criação de leis no Congresso Nacional.

E
o movimento estudantil universitário, que realizou ocupações e piquetes na UFABC.
ajudaaa

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianaandreozizge
7

Resposta:

Explicação:

A

os sindicatos, que realizaram greves na região do ABC paulista.

Respondido por HellCornin
1

Resposta:

Letra A =  

os sindicatos, que realizaram greves na região do ABC paulista

Explicação:

Perguntas interessantes