COM AS RESPOSTAS CORRETAS
6. No caso de uma pessoa bater no carro de outra e não pagar, esta terá seu patrimônio sujeito a ser vendido para reparar os danos que causou. Nesta situação, a característica da norma jurídica adotada chama-se:
a) Abstrata.
→b) Coercitiva.
c) Imperativa.
d) Bilateral.
7. Quando se afirma que é proibido matar, está se referindo ao direito como norma. Já quando se afirma que temos direito a pleitear a devolução do dinheiro pago indevidamente junto ao judiciário, está se referindo ao direito como faculdade. Sobre essa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ao afirmar que é proibido matar (norma), faz-se referência ao direito objetivo.
( ) O direito a pleitear a devolução do dinheiro pago indevidamente faz referência do direito subjetivo.
( ) O direito subjetivo faz referência à faculdade que o sujeito possui de exercer ou não o seu direito.
( ) O direito como norma é subjetivo, pois cabe ao sujeito seu cumprimento ou descumprimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) F - F - F - V.
c) V - F - F - F.
→d) V - V - V - F.
8. As fontes do direito são os meios pelos quais se estabelecem as normas jurídicas, indicam as formas pelas quais o Direito manifesta-se, as fontes do direito asseguram à sociedade que o juiz, ao decidir os casos concretos que lhe são postos, não decida pautado em critérios subjetivos, centrado em critérios pessoais, mas, sim, utilizando as fontes do Direito. Diante desta afirmação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal fonte do direito, nos termos do art. 4º da Lei de Introdução do Código Civil:
→a) Lei.
b) Analogia.
c) Doutrina.
d) Costumes.
9. A lei é a principal fonte formal do direito, pois é através dela que o Estado dita as regras de cumprimento obrigatório na sociedade. Além da lei, existem outras fontes formais, tais como o costume e a jurisprudência. Sobre tais fontes, analise as seguintes afirmativas:
I- A jurisprudência é de uso geral, quando o magistrado observa a maneira local que os sujeitos utilizam para resolver as demandas e a aplica no caso concreto.
II- O costume é quando o magistrado baseia sua decisão levando em consideração o hábito contínuo praticado e adotado por determinada comunidade.
III- A jurisprudência é a decisão emitida pelos tribunais sobre determinada temática.
IV- Tanto o costume quanto a jurisprudência são princípios muito adotados pelo judiciário, haja vista sua aplicação ser menos rigorosa que a disposta em lei.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
→a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
10. As relações jurídicas podem ser classificadas em solenes e não solenes, de acordo com a exigência ou não de determinadas formalidades para sua validade. Sobre esses dois tipos de relações jurídicas, analise as sentenças a seguir:
I- O casamento é um exemplo de relação jurídica solene.
II- A venda de bens móveis é um exemplo de relação jurídica não solene.
III- A venda de bens imóveis é um exemplo de relação jurídica não solene.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
→d) As sentenças I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "B" Coercitiva
Explicação:
6) Na situação descrita, a característica da norma jurídica adotada chama-se: b) Coercitiva.
- As normas jurídicas coercitivas tem como uma de suas principais funções a limitação da autonomia da vontade por meio da aplicação de sanções.
- Na situação descrita, a obrigação de reparação de danos surge em forma de sanção pela conduta ilícita.
Boa! Sua resposta está sim correta.
Você pode estudar mais sobre normas jurídicas coercitivas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7362497
7) A respeito do direito como norma e como faculdade temos que a alternativa que apresenta a sequência correta é a seguinte: d) V - V - V - F.
- (V) "Ao afirmar que é proibido matar (norma), faz-se referência ao direito objetivo" -> Verdadeiro, por direito objetivo temos a previsão jurídica abstrata. Nesse sentido a norma segundo a qual é "proibido matar" relaciona-se à previsão do art.121, do Código Penal.
- (V) "O direito a pleitear a devolução do dinheiro pago indevidamente faz referência do direito subjetivo" -> Verdadeiro, o direito subjetivo consiste na possibilidade de a pessoa exigir um determinado comportamento, no caso a devolução do dinheiro.
- (V) "O direito subjetivo faz referência à faculdade que o sujeito possui de exercer ou não o seu direito" -> Verdadeiro, vide a justificativa da afirmativa anterior.
- (F) "O direito como norma é subjetivo, pois cabe ao sujeito seu cumprimento ou descumprimento" -> Falso, o direito como norma é objetivo, cabendo ao sujeito o seu cumprimento.
Novamente sua resposta está correta!
Estude mais sobre direito subjetivo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20682443
8) A principal fonte do direito, nos termos do art. 4º da Lei de Introdução do Código Civil, é a a) Lei.
- Cabe uma observação nessa questão, não falamos mais em Lei de Introdução ao Código Civil - antiga LICC, essa Lei é agora denominada como LINDB - Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro.
Mais uma vez, sua resposta está correta.
Mais sobre fontes do direito: https://brainly.com.br/tarefa/20622142
9) Sobre as fontes formais do direito, temos que a) "As afirmativas II e III estão corretas".
- I- "A jurisprudência é de uso geral, quando o magistrado observa a maneira local que os sujeitos utilizam para resolver as demandas e a aplica no caso concreto" -> Incorreto, a alternativa faz confusão com os conceitos de costume e jurisprudência.
- II- "O costume é quando o magistrado baseia sua decisão levando em consideração o hábito contínuo praticado e adotado por determinada comunidade" -> Correto, a definição de costume está adequada.
- III- "A jurisprudência é a decisão emitida pelos tribunais sobre determinada temática" -> Correto, com uma pequena correção: jurisprudência é um conjunto de decisões.
- IV- "Tanto o costume quanto a jurisprudência são princípios muito adotados pelo judiciário, haja vista sua aplicação ser menos rigorosa que a disposta em lei" -> Incorreto, embora, principalmente como o CPC/2015, o nosso direito tem se tornado cada vez menos legalista, como pode ser visto nas disposições sobre sistema de precedentes.
Como visto, sua resposta está correta!
Mais sobre o CPC/2015: https://brainly.com.br/tarefa/11601162
10) Sobre as relações jurídicas solenes e não solenes temos que d) "As sentenças I e II estão corretas".
- I- "O casamento é um exemplo de relação jurídica solene" -> Correto, pois deve seguir protocolos / forma pré-estabelecida em lei.
- II- "A venda de bens móveis é um exemplo de relação jurídica não solene" -> Correto, não segue estritamente protocolos pré-estabelecidos.
- III- "A venda de bens imóveis é um exemplo de relação jurídica não solene" -> Incorreto, trata-se de uma relação jurídica, que deve observar requisitos previstos em lei.
Sua resposta está correta.
Mais sobre a classificação das relações jurídicas: https://brainly.com.br/tarefa/18951192
Negócios jurídicos solenes e não solenes
- A classificação dos negócios jurídicos (ou relações jurídicas) em solenes e não solenes observa a necessidade ou não de respeito à formalidades estabelecidas por lei.
- Nesse sentido, são solenes os negócios jurídicos que devem respeitar a forma prescrita em lei, como ocorre com a compra e venda de imóveis, com o casamento e testamento.
- Por sua vez, são não solenes os negócios jurídicos que não precisam observar forma prescrita em lei, como a compra e venda bem móveis.
Mais sobre o contrato de compra e venda: https://brainly.com.br/tarefa/25787683
Bons estudos!