com as grandes navegações novos continentes passaram a ser conhecidos pelos europeus, Assim como o aceno Atlântico.O que fez as navegação tornar-se ainda mais forte?
a) montagem de um sistema administrativo que garantia aos monarcas amplos poderes
b)As riquezas obtidas com a exploração das novas terras.
c)O poder do reis, associado à burguesia que financiava as navegação, tornou-se ainda mais forte
me ajudem ai por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)Para estabelecer os domínios no Atlântico, foi necessária uma longa batalha diplomática entre Espanha e Portugal.
Pouco depois da volta de Cristóvão Colombo, o papa expediu, em maio de 1493, a Bula Inter Coetera, que reconhecia ao reino de Castela o domínio sobre todas as terras que se encontrassem a oeste de um meridiano localizado a 100 léguas a oeste das ilhas de Açores e Cabo Verde.
Portugal, sentindo-se prejudicado, não aceitou a bula papal e exigiu uma negociação direta. O resultado foi o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, em que os reinos ibéricos estabeleceram uma divisão do mundo.
B)
As riquezas obtidas com a exploração das novas terras foram usadas na organização de exércitos, para subjugar os nobres resistentes ao processo de centralização e também, foram empregadas na montagem de um sistema administrativo que garantia aos monarcas amplos poderes.
C)Além do necessário para o sustento das famílias dos servos e da parte da produção agrícola destinada ao senhor feudal e sua corte, o excedente passou a ser comercializado nas pequenas cidades fortificadas (os burgos), que também ficavam sob o domínio dos mesmos senhores. Entre o campo e a cidade, a constância da compra e venda do excesso da produção rural aglutinou um número crescente de pessoas em torno dessa atividade, os burgueses. O renascimento do comércio, quase sem que ninguém se desse conta, começava a corroer as bases de uma economia que privilegiava a produção para a subsistência. Até o século 12, não havia contradição entre o poder fragmentário da nobreza .