Com as discussões feitas durante a disciplina de Administração Orçamentária, nós vamos praticar por meio desta atividade, a compreensão sobre fatores que impactam a previsão de vendas no processo orçamentário. Para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:
- Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio;
- Segunda etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio.
Atualmente, um dos maiores desafios no processo orçamentário de uma empresa está na elaboração da previsão de vendas de um determinado período. O PIB, o índice de preços, a taxa de juros, a inflação, a taxa de desemprego, dentre outros, são fatores do mercado que influenciam completamente na demanda por produtos e serviços. Com a crise sanitária, devido a pandemia do Coronavírus, tais fatores têm gerado uma instabilidade de mercado e provocado mudanças significativas no padrão de consumo das pessoas. Isto é, o que antes poderia ser mais facilmente previsto, com base no crescimento histórico da empresa ou do setor, nos dias de hoje prever cenários exige muito estudo e compreensão de mercado.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estuda as possíveis mudanças ocorridas no padrão de consumo durante a pandemia e fará uma nova revisão dos parâmetros de ajuste sazonal da Pesquisa Mensal de Comércio no ano que vem (2022). O procedimento ocorre periodicamente e já estava previsto antes da pandemia de Covid-19, mas assimilará também as tendências captadas ao longo da crise sanitária, explicou Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.
[...]
“A pandemia desorganizou a estrutura tanto de demanda quanto de receita, demanda das famílias e a demanda de empresas também por bens produzidos. Essa desorganização faz com que hoje não exista um modelo que possa ser colocado no que seria o momento”, justificou Santos sobre a volatilidade da série histórica com ajuste sazonal. Santos disse não acreditar que haja uma nova estrutura de consumo e sazonalidade no Brasil e no mundo, mas que o IBGE estuda continuamente para identificar se eventuais mudanças são apenas transitórias ou permanentes.
Desde o ano de 2020, quando se iniciou o enfrentamento à pandemia, empresas gigantes do mercado internacional, como Apple e Microsoft, revisitaram suas projeções de vendas e atualizaram as suas estimativas de receita de venda. Para uma empresa de capital aberto, essa foi uma situação bastante negativa, contudo, necessária para adequar-se à nova realidade. O fato é que estamos vivendo um cenário um tanto nebuloso, mas compreender os fatores externos e internos que envolvem a análise e preparação do Orçamento de Vendas, ajuda a amenizar as falhas de previsão. Além disso, utilizar orçamentos que possibilitem os ajustes necessários e readequações organizacionais internas para momentos de instabilidade incontroláveis fará toda diferença para a sobrevivência da organização.
ISTOÉ. Pandemia mudou padrão de consumo e afeta ajuste sazonal, diz IBGE. Disponível em: . (Adaptado). Acesso em 15 set. 2021
SEGUNDA ETAPA: Realização e envio da atividade.
Ao estudar o Orçamento de Vendas entende-se que ele é a base para todas as outras peças orçamentárias e caso ele não seja preciso, as outras estimativas também serão incertas. Portanto, planejar, analisar o ambiente e verificar constantemente as previsões feitas, são ações imprescindíveis na elaboração desta peça orçamentária. A partir da discussão feita até aqui, responda a seguintes questões:
1. Quais são os Métodos de Estimação de Vendas na elaboração do Orçamento de Vendas? Cite e exemplifique cada um deles.
2. De acordo com o texto, devido a instabilidade no cenário atual, qual tipo de orçamento seria mais aplicável a este contexto? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
alguém sabe a resposta?????
Perguntas interessantes