História, perguntado por Carinebrsm4875, 1 ano atrás

Com as alterações climáticas, o ser humano teve necessidade de mudar seus hábitos nômades e fixar residência, experiência essa, que define a gênese da organização urbana. Como se explica esse processo?

Soluções para a tarefa

Respondido por heitorbantim
6
Na verdade, não há de fato uma certeza entre a relação de alterações climáticas com a necessidade de sedentarismo do homem primitivo. Mas voltando ao processo de sedentarização, podemos entender como um longo período em que o homem foi largando seu estilo de vida caçador e coletor pela produção de alimentos: o processo que chamamos de Revolução Agrícola. 

A partir do momento que o homem percebe que espalhar sementes pelo chão pode gerar alimentos, ele se sente agora menos necessitado de sair em busca de animais para caçar e plantas para colher. A revolução agrícola permitiu que o homem passasse a produzir o próprio alimento, e isso o tornou um ser mais preso à região em que vive. A partir daí, em uma caminhada muito lenta e gradual, o homem passou a criar casas próximas aos pastos e plantações, cada vez mais complexas. Com o tempo, as estruturas domiciliares e esse espaço dividido avança para estruturas urbanas que são as cidades conhecidas mais antigas que se tem notícias, como Ur, Uruk, Nipur, etc, todas na região da Mesopotâmia. 
Perguntas interessantes