Com aceleração constante em trajetória retilínea, um estudante analisando o movimento de um corpúsculo verifica que, nos instantes 10s e 30s, contados do início do movimento, as velocidades escalares desse corpúsculo são, respectivamente, iguais a 15m/s e 25m/s. Com esses dados, o estudante deduz que a distância percorrida pelo corpúsculo entre esses dois instantes é:
Soluções para a tarefa
Olá!
Temos como dados do enunciado que um corpúsculo realiza um movimento com aceleração constante em uma trajetória retilínea, ou seja, esse faz parte do ramo de Movimento Retilíneo Uniforme, da Física.
Entre os instantes 10 segundos e 30 segundos, temos uma variação Δt= 30-10= 20 segundos; Temos também que a velocidade em 10 segundos é de 15 m/s e em 30 segundos, é de 25 m/s.
Para achar a distância percorrida pelo corpúsculo entre os dois instantes dados, primeiramente, calculamos a velocidade média, calculando a média das velocidades dadas:
Vm=
Vm= 20 m/s
Então, com o valor da velocidade média, utilizamos a fórmula que a relaciona com medidas de variação de espaço (distância percorrida Δs) e tempo Δt, da seguinte forma:
Vm= Δs/Δt
20= Δs/20
Δs= 400 metros.
Logo, a distância percorrida pelo corpúsculo entre os instantes dados é de 400 metros.