História, perguntado por beatrizvolff1340, 1 ano atrás

"Com a vinda da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, a má fama de Napoleão desembarcou nos trópicos. Afinal, D. João deixou Portugal escapando dos invasores franceses. Na Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1822), primeiro periódico da América portuguesa, o príncipe regente fez circular o discurso antinapoleônico. Um levantamento estatístico das palavras mais utilizadas no jornal para se referir a Bonaparte indica os termos ‘tirano’, ‘usurpador’ e ‘corso’. Recebia ainda outras caracterizações nada lisonjeiras, como louco, megalomaníaco ou o próprio anticristo. Enfim, era a soma de todos os males, uma ameaça que parecia estar à espreita e precisava ser combatida. O que se explica não apenas pelo trauma da invasão a Portugal: a intensa propaganda antinapoleônica atendia aos interesses de governo de D. João, justificando uma série de medidas de vigilância na nova sede do Império." (STOIANI, Raquel. Retrato inacabado. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, nº 55, abr. 2010, p. 20.) Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) 1 – 2 – 5 – 4 – 3. b) 2 – 4 – 5 – 1 – 3. c) 2 – 3 – 4 – 5 – 1. d) 3 – 1 – 4 – 2 – 5. e) 5 – 2 – 3 – 1 – 4.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa B.

2 se associa com I pois a ameaça de invasão, depois concretizada, fez com que a Corte se transferisse para o Brasil, de onde poderia a continuar administrar, em Segurança, o Império.

4 se associa com II já que este era um meio de, de algum modo, resistir aos invasores.

5 se associa com III já que os habitantes de Pernambuco estavam insatisfeitos de terem de pagar mais impostos para sustentar a Corte no Rio de Janeiro.

1 se associa com IV, tendo sido a desobediência portuguesa em acatar a esta ordem que obrigou a sua saída do país.

3 se associa com V, marcando efetivamente o declínio do comércio entre Brasil e Portugal e o aumento entre Brasil e Inglaterra.

Perguntas interessantes