Com a vida isolada que vivo, gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena política para ler em minha alma, reduzindo à linguagem harmoniosa e cadente o pensamento que me vem de improviso, e as ideias que em mim desperta a vista de uma paisagem ou do oceano – o aspecto enfim da natureza.
[...]
CANDIDO, Antonio; CASTELLO, J. Aderaldo. Presença da Literatura brasileira. Das origens ao Realismo. São Paulo: Difel, 1985, p. 179.
Podemos verificar que, nesse texto, a função está marcada pelo emprego da primeira pessoa verbal (“vivo”, “gosto”) e pelos pronomes (“minha”, “me”, “mim”), também de primeira pessoa. Assim, a função da linguagem do mesmo é:
Referencial.
Fática.
Poética.
Metalinguística.
Emotiva.
Pergunta 4
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A função da linguagem é poética (item C).
A função poética está inserida na própria poesia, utilizando todos os elementos presentes nos versos e rimas, assim como a sua estrutura e suas figuras de linguagem usadas para chamar a atenção do leitor.
No poema em questão, existe a preocupação em como a estrutura da linguagem será transmitida e são utilizadas ferramentas como o uso da figura conotativa.
O emprego da primeira pessoa nos verbos "vivo" e "gosto" identificam este gênero no texto.
Perguntas interessantes
Ed. Moral,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás