Com a transição da posse da propriedade comum e comunal, ocorre a apropriação privada, ou seja, o produtor deixa de ser proprietário dos meios e frutos do seu trabalho por ser separado da terra, 'seu laboratório natural'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 47.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, que instituição surge por causa da apropriação privada da terra? Assinale a alternativa correta.
A
A Igreja.
B
O Estado.
C
A ONU.
D
O clã.
E
O Feudo.
Soluções para a tarefa
Resposta:estadoestadoestadoestado
Explicação:
A crise no modelo feudal desencadeou no surgimento do Estado Moderno. As terras comunais foram transformadas em propriedade privada. Portanto a alternativa certa é a B - O Estado.
A desestruturação do feudo
O feudo era uma unidade politicamente autônoma. Os nobres feudais exerciam o poder político de fato, sem a necessidade de responder à autoridade do suserano.
A crise do sistema feudal, as revoltas dos camponeses e o renascimento do comércio na Europa ocorreram a partir do século XIV. Como consequência houve o enfraquecimento do poder dos senhores feudais e o surgimento dos comerciantes que viviam em cidades, chamados burgos.
A união da burguesia e o rei
Os burgueses protestaram contra os impostos cobrados pelos feudos e as diferentes moedas.
A burguesia compreendeu que a união com o rei promoveria a unidade do reino e a padronização de pesos, medidas e moedas e a segurança das rotas comerciais. Com a união entre rei e burguesia surgiram os diversos Estados Nacionais
Sobre o estado nacional: https://brainly.com.br/tarefa/8568345
#SPJ2