Com a Revolução Industrial uma nova ordem se estabelece na sociedade. O trabalho passa a significar a própria objetivação do homem no mundo, a maneira como ele será valorizado e olhado por essa sociedade. Nesse novo processo de reestruturação do trabalho, os trabalhadores eram submetidos a longas jornadas de trabalho, de muitas vezes até 16h de trabalho diário. Com as lutas trabalhistas travadas ao passar dos tempos, esse tempo de trabalho foi diminuindo, surgindo, então, um novo tempo, o tempo livre. Tendo como referência os fatores que possibilitaram a surgimento do tempo livre na sociedade moderna, assinale a opção correta.
a. A longa jornada de trabalho era uma opção do trabalhador, que muitas vezes adotava esse caminho por possuir boas condições de trabalho, bom salário e reconhecimento profissional.
b. O tempo livre foi uma condição dada pelo capital, pelos donos das empresas às classes operárias, visando melhorar ainda mais suas condições objetivas e subjetivas de vida.
c. O tempo livre é uma construção social, síntese da produção histórica de uma sociedade, resultado das lutas e tensões geradas nas relações entre capital e trabalho, é uma conquista do trabalhador.
d. Tempo livre, tempo de trabalho e tempo de lazer são sinônimos, pois todos são tempo produtivos em que o trabalhador está inserido no campo da produção e do consumo.
e. O tempo livre sempre foi, historicamente, livre em sua plenitude, e o trabalhador nunca sofreu nenhum tipo de interferência no modo como ocupava esse tempo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É correta a alternativa C.
O tempo livre foi o resultado de disputas entre a classe dos trabalhadores (proletariado) e a classe dos proprietários (burguesia), tendo sido uma forma de limitar a exploração que era realizada pelos proprietários dos meios de produção.
Um símbolo disto foi a luta pela carga horária racional, de oito horas por dia e no máximo quarenta horas por semana, assim como o pagamento extra para o trabalho que fosse realizado além desta carga horária.
Respondido por
0
Resposta:
c. O tempo livre é uma construção social, síntese da produção histórica de uma sociedade, resultado das lutas e tensões geradas nas relações entre capital e trabalho, é uma conquista do trabalhador.
Explicação:
Perguntas interessantes