com a revolução industrial,duas classes sociais bem distintas estavam no centro dos acontecimentos:os burgueses e os proletários.explique as características de cada uma dessas classes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Burguesia: O termo vem da baixa idade média, Burgos eram os espaços urbanos, onde moravam os burgueses, que lidavam com comércio, moedas, câmbio, emprestava dinheiro e ganhavam com juros (Usura). No capitalismo, virou sinônimo da classe dominante, que detem os meios de produção. Essa classe conseguiu o poder político hegemônico pós revolução francesa e acumularam ainda mais capital com a revolução industrial, e depois com a financeirização da economia, onde passaram a se organizarem em sociedades anônimas, obtendo ações das grandes corporações que determinam as diretrizes do capitalismo globalizado.
Já os proletários, podem ser também chamados de classe operária, são os trabalhadores, que não possuem os meios de produção, restando apenas vender sua mão de obra para a burguesia.
O capitalismo é um modo de produção muito complexo, se fosse tão óbvio assim, já teríamos tido uma revolução em que a classe trabalhadora partiria para cima da burguesia, porém isso não ocorre, pois os trabalhadores são alienados do processo produtivo, da vida política, ou seja, muitos se identificam com a burguesia, querem consumir, ostentar, pois foram a cultura capitalista atribui ao indivíduo seu sucesso ou fracasso econômico.
Explicação:
Se te ajudou, me ajude a subir de nível, colocando 5 estrelinhas.