Com a Revolução de 1930 , chega ao fim a chamada "República Velha" no Brasil. Sob a liderança de Getúlio Vargas, que ficou no poder de 1930 a 1945, esse movimento revolucionário imprimiu uma série de mudanças que influenciaram os rumos da sociedade brasileira até aproximadamente o final da década de 1980. Sobre esse assunto, assinale o que for incorreto: Escolha uma: a. A base social do movimento de 1930 era bem diversificada, contando com setores das oligarquias descontentes, setores populares e setores de classe média, como o dos tenentes. b. No período de 1930 a 1945, o Brasil vivenciou um ambiente político e econômico liberal, caracterizado pela diminuição do tamanho do Estado, pela ampla liberdade comercial e industrial e pela inexistência de qualquer regulamentação das relações de trabalho e de controle da imprensa. c. No plano econômico, o governo de Vargas imprimiu uma política estatizante, nacionalista e industrializante. Ele criou o que se chama de indústria pesada no Brasil, como a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda. d. A Revolução de 1930 pôs fim à chamada "Política do Café com Leite", por meio da qual as oligarquias agrárias de São Paulo e de Minas Gerais se revezavam no governo federal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta letra B
No período que vai de 1937 a 1945, que é chamado de "Estado Novo" ou a ditadura do governo Vargas, houve uma series de restrições, visto que se tratava de um governo regido por um decreto e que tinha Vargas como figura única nas decisões acerca do país.
Este período foi criado órgãos que regulamentava a imprensa e qualquer movimento contrário ao governo Vargas. Como era um período de crescimento das organizações comunistas, Getúlio Vargas se apropriou desse medo da população e criou um plano para permanecer no poder.
Perguntas interessantes