Com a queda do regime socialista, houve a fragmentação nacional e a formação de novas fronteiras no leste da Europa. Alguns desses processos foram pacíficos, mas em outros ocorreram guerras étnicas e atos de genocídio. Cite os principais casos relacionados a essa formação de novas fronteiras.
Soluções para a tarefa
A dissolução da União Soviética, que gerou vários países no Leste da Europa, como Moldávia, Ucrânia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus e Rússia.
A dissolução da Iugoslávia, que gerou a independência de vários países na Europa Meridional, como a Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina, Croácia, Sérvia, Montenegro, Macedônia e Kosovo.
E, como dissolução pacífica, a dissolução da Tchecoslováquia, que criou a Eslováquia e a República Tcheca.
Com a queda do regime socialista e o fim do domínio da Rússia sobre os países do Leste europeu surgiram diversos conflitos como aquele observado a partir da dissolução da Iugoslávia e houveram também guerras na Sérvia, Bósnia Herzegovina e no Kosovo.
Houve também casos de formação de novas fronteiras a partir de um processo pacífico como a dissolução da Tchecoslováquia através de um evento conhecido como Revolução de Veludo.
Os conflitos separatistas no Leste europeu
Com a dissolução da União Soviética, no ano de 1991, a Europa foi palco de grandes conflitos internos que marcaram toda a região. A maioria desses conflitos ocorreram por questões étnicas e para a demarcação de fronteiras dentro dos novos territórios.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as novas fronteiras no leste da Europa em: https://brainly.com.br/tarefa/45739795
#SPJ2