Com a queda do Império Romano do Ocidente tem-se início ao período conhecido como Idade Média. Esse e um conceito cunhado no final da era medieval, no período no renascimento e, apesar de indicar características gerais do mundo civilizado, se refere mais especificamente ao que ocorreu na Europa. Recebe esse nome, “média”, pois os intelectuais do final do século XIV entenderam que após a decadência do mundo antigo a humanidade entrou numa fase de atraso no desenvolvimento tecnológico e artístico, ou seja, um período mediano da civilização.A sociedade feudal era uma sociedade de ordens ou estamental, isto é, composta de estamentos,camadas sociais rígidas entre as quais a mobilidade era quase impossível. O indivíduo nascia e morria na mesma camada social, com raras chances de modificar sua condição social. Ser ou não ser dono de terra sera o fator que definia o lugar do indivíduo na estrutura feudal.Ao final da Idade Média ocorreram as Grandes Navegações. Foram expedições marítimas de busca por comércio com outros povos e sobretudo por especiarias, que eram basicamente temperos.
Com base no texto considere as afirmativas a seguir. - - I – Na Idade Média o indivíduo podia escolher a qual classe social pertencer. - II – O indivíduo nascia num estamento e nele permanecia sem poder alterar sua posição social. - III – A propriedade de terra era essencial na definição da posição social da pessoa. - Assinale a alternativa que contenha todas, e somente as afirmativas corretas. *
(a) II e III.
(b) I e III.
(c) I e II.
(d) I, II e III
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Idade Média é o nome do período da história localizado entre os anos 476 e 1453. A nomeação “Idade Média” é utilizada pelos historiadores dentro de uma periodização que engloba quatro idades: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Quando nos referimos à Idade Média, geralmente referimo-nos a assuntos relacionados, direta ou indiretamente, com a Europa.
A Idade Média iniciou-se com a desagregação do Império Romano do Ocidente, no século V. Isso deu início a um processo de mescla da cultura latina, oriunda dos romanos, e da cultura germânica, oriunda dos povos que invadiram e instalaram-se nas terras que pertenciam a Roma, na Europa Ocidental.
Desse período destacam-se o processo de ruralização que a Europa viveu entre os séculos V e X; o fortalecimento da Igreja Católica; a estruturação do sistema feudal, não apenas economicamente mas também política e socialmente. A partir do século XI, o renascimento urbano e comercial abre caminho para a crise do século XIV, que determina o fim da Idade Média.
Explicação: