Com a publicação dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa – PCNs para os anos iniciais do Ensino Fundamental (BRASIL, 1997), as discussões relativas ao ensino de Língua Portuguesa passaram a ser orientadas a partir dos estudos enunciativos discursivos. Nesse sentido, Rojo (ROJO, 2006) afirma que a visão de leitor e produtor de textos assumida nesse documento mudou. Trata-se de uma visão que se opõe à “do leitor/escrevente como aquele que domina o código escrito para decifrar ou cifrar palavras, frases e textos e, mesmo, daquele leitor/escrevente que, dentre os seus conhecimentos de mundo, abriga, na memória de longo prazo, as estruturas gráficas, lexicais, frasais, textuais, esquemáticas necessárias para compreender e produzir, estrategicamente, textos com variadas metas comunicativas” (p. 25).
Considerando o contexto apresentado, é possível afirmar que a adoção dos gêneros do discurso como unidade de ensino para o trabalho na área de Língua Portuguesa foi algo inovador porque:
I – O planejamento didático passou a ser organizado tomando como referência as práticas sociais de linguagem.
II – Os conteúdos gramaticais passaram a ser abordados de modo contextualizado, pois estão a serviço das práticas de compreensão e de produção textos.
III – Os conteúdos gramaticais deixaram de ser o foco principal no ensino de Língua Portuguesa e prejudicaram a qualidade dos textos produzidos pelos alunos.
IV – O ensino da produção oral e escrita passou a ser planejado de modo a se aproximar das situações comunicativas de fato.
Agora, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I e IV estão corretas e II e III são falsas.
b.
As alternativas I e III estão corretas e a II é falsa.
c.
As afirmativas II, III e IV estão corretas e I é falsa.
d.
As afirmativas I, II e IV estão corretas e III é falsa.
e.
As afirmativas I e II estão corretas e III e IV são falsas.
Soluções para a tarefa
ESTA NÃO ESTA CORRETA
A alternativa correta é a letra D: As afirmativas I, II e IV estão corretas e III é falsa.
I- Verdadeira. Os conteúdos de Língua Portuguesa deixaram de abordar somente a gramática. Passaram a organizar o conteúdo conforme as práticas sociais da linguagem.
O aluno passou a identificar a linguagem informal e a linguagem formal e como devem ser usadas.
II- Verdadeira. Os conteúdos de gramática continuam sendo abordados, porém com outro viés, não somente com o foco de apontar uma linguagem correta e incorreta.
III- Falsa. Os conteúdos de gramática não prejudicaram a produção de textos. Pelo contrário, permitiram que o aluno conseguisse entender melhor a disciplina.
IV- Verdadeira. O ensino de produção oral deixou de ser focado somente na teoria para usar situações comunicativas reais.
Leia mais sobre Língua Portuguesa em https://brainly.com.br/tarefa/20622558
Abraços!