"Com a propriedade burguesa, a cultura também se difundiu. Ela havia empurrado a paranoia para os recantos obscuros da sociedade e da alma. Mas, como a real emancipação dos homens não ocorreu ao mesmo tempo que o esclarecimento do espírito, a própria cultura ficou doente. Quanto mais a realidade social se afastava da consciência cultivada. Tanto mais esta se via submetida a um processo de reiflação. A cultura converteu-se totalmente numa mercadoria. Difundida como uma informação, sem penetrar nos indivíduos dela informados. O pensamento perde o fôlego e limita-se à apreensão do factual isolado. Rejeitam-se as relações conceituais porque são um esforço incômodo e inútil" (ADORNO: HORKHEIMER, 2006, p. 39) ADORNO. Theodor, HORKHEIMER. Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar. 2006. Com base nos estudos realizados ao longo da disciplina, leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Olhar para a sociedade e pensar sobre suas potencialidades - na busca da realização humana - significa perceber, também, razões que impossibilitam a atualização de tais potencialidades. Ou seja, se a sociedade pode alcançar novos graus de realização, por que não o faz? O conceito que guia esta reflexão é o de. Buscando encontrar meios de fazer o homem se libertar de forças sociais que o fazem menos do que poderia ser"
Soluções para a tarefa
Resposta:
emancipação
Explicação:
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Resposta:
Emancipação
Explicação:
Com a propriedade burguesa, a cultura também se
difundiu. Ela havia empurrado a paranoia para os recantos
obscuros da sociedade e da alma. Mas, como a real
emancipação dos homens não ocorreu ao mesmo tempo
que o esclarecimento do espírito, a própria cultura ficou
doente. Tal entendimento é o de que sua realização deve ocorrer
por meio do que as forças sociais propõem como realização coletiva.
Porém, os interesses que movem tais forças nunca são claros e a
educação pode servir de instrumento de obnubilação. Só há
emancipação do indivíduo na medida em que é nele que
se concentra o conflito entre autonomia da razão e as
forças obscuras e inconscientes que invadem essa mesma
razão.