Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal 9.394/1996, as concepções da avaliação discutidas pela maioria dos estudiosos da temática foram incorporadas de alguma maneira no texto legal. Algumas das determinações assumidas na LDB no tocante a avaliação educacional foram: I – A necessidade de que prevaleçam os aspectos quantitativos sobre os qualitativos, devendo-se considerar todas as notas e conceitos resultantes do processo de análise do desenvolvimento cognitivo do aluno. II – Uma concepção de aprendizagem enquanto processo e, portanto, uma avaliação voltada para o acompanhamento da aprendizagem e para uma reflexão sobre a prática docente. III – A avaliação do desempenho do aluno deve ser contínua e cumulativa, ou seja, ela não se realiza somente num momento específico, mas deve ocorrer durante todo o processo de ensino-aprendizagem. IV – A recuperação da aprendizagem se relaciona com a avaliação e se apresenta como um evento terminal, relacionado à promoção/retenção. V - As provas e exames perderam seu caráter de único instrumento de avaliação devido à característica processual da avaliação da aprendizagem. Com relação às determinações assumidas na LDB no tocante a avaliação educacional, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. Apenas I, III, V. Incorreto b. Apenas I, IV, V. c. Apenas II, III, IV. d. Apenas II, III, V. e. Apenas I, II, IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
57
Resposta = Apenas II, III, V. Correto
Respondido por
20
A alternativa D está correta.
Dentro desse contexto, o processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.
Deste modo, é importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.
Perguntas interessantes