Com a proclamação do rei dom João da dinastia de avis em Portugal quais foram as suas medidas tomadas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Revolução de Avis é o nome dado à Crise de 1383, sucessão de eventos responsáveis pela proclamação de João, Mestre de Avis, como rei de Portugal. A coroação do Mestre de Avis como D. João I garantiu o fim da crise sucessória experimentada por Portugal entre 1383 e 1385, consolidando a independência de Portugal em relação ao Reino de Castela.
Revolução de Avis
A crise dinástica em Portugal seguiu até 1385. Nesse período, o rei de Castela conquistou o apoio francês, enquanto o Mestre de Avis e a burguesia portuguesa conquistaram o apoio dos ingleses. Em 1384, durante a guerra desencadeada por esse impasse, Lisboa permaneceu cercada pelas tropas de João I de Castela por três meses. O cerco só teve fim quando uma peste atacou o acampamento castelhano, matando vários soldados.
O conflito continuou com novas batalhas acontecendo entre 1384 e 1385. O combate decisivo ocorreu em 14 de agosto de 1385 e ficou conhecido como Batalha de Aljubarrota. Apesar de serem muito menores que as tropas castelhanas de João I de Castela, as tropas portuguesas lideradas pelo Mestre de Avis conseguiram sobressair e vencer a guerra.
Os historiadores acreditam que a vitória dos portugueses foi decorrente da liderança de D. Nuno Álvares Pereira e do uso de uma tática militar defensiva. Após a derrota, as tropas castelhanas colocaram-se em fuga, consolidando o fim das ambições de João I de Castela ao trono português.
Após a vitória nessa batalha, João, Mestre de Avis, foi coroado D. João I, rei de Portugal. A crise dinástica teve fim, e uma nova dinastia foi iniciada em Portugal. A dinastia de Avis reinou sobre Portugal até a segunda metade do século XVI. D. João I de Portugal, agora rei de Portugal, reforçou sua aliança com a Inglaterra e casou-se com Filipa de Lencastre, neta de Eduardo III, rei da Inglaterra entre 1327 e 1377.
Importância da Revolução de Avis
A Revolução de Avis foi crucial para a história de Portugal, pois inaugurou uma dinastia que estabilizou a sucessão dinástica do país durante os dois séculos seguintes, consolidando a monarquia portuguesa. Foi importante também porque estabeleceu a independência de Portugal e colocou fim às constantes ameaças que o país sofria do Reino de Castela.
Além disso, após a Revolução de Avis, a burguesia portuguesa prosperou. Os reis da dinastia de Avis investiram no desenvolvimento comercial de Portugal com o apoio da burguesia que havia participado da revolução. O desenvolvimento da burguesia portuguesa, bem como a estabilidade política alcançada após o final do século XIV, permitiram que o país fosse o pioneiro no processo de expansão marítima iniciado no século XV.
Espero ter ajudado :)
Explicação: