Com a Proclamação da República no Brasil, as antigas províncias receberam a denominação de estados. A mudança de província no Império para estado na Primeira República não foi somente questão de nomenclatura, considerando que:
a)os presidentes das províncias indicavam o primeiro ministro no parlamentarismo brasileiro e os estados eram administrados por interventores nomeados pelo presidente.
b)os governantes das províncias eram membros das famílias tradicionais da sociedade local e os presidentes dos estados atendiam aos interesses gerais da nação.
c)os presidentes das províncias exerciam um mandato de quatro anos, enquanto na presidência dos estados havia grande rotatividade política provocada por lutas partidárias.
d)as províncias substituíam o poder central na manutenção da integridade territorial do país, enquanto os estados delegavam essa função ao presidente da república.
e)os presidentes das províncias eram indicados pelo poder central, enquanto os presidentes dos estados eram eleitos pelas situações políticas e sociais regionais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
A alternativa indica porque não se tratou apenas de mudança de nomenclatura. A nova estruturação federativa conferiu mais poderes aos estados. As oligarquias estaduais puderam controlar os governos locais dessa forma.
A alternativa a é incorreta porque não havia primeiro-ministro nesta etapa da República nem interventores nomeados pelo presidente. A alternativa b é incorreta porque os presidentes dos estados não atendiam aos interesses gerais da nação, mas sim aos de seus grupos de apoio. A alternativa c está incorreta porque a nova estruturação não alterou a rotatividade de poder nos estados – os mandatos continuaram a ter validade de quatro anos. A alternativa d é incorreta porque a integridade territorial do país estava definida pela constituição e não dependia apenas do presidente do país.
Com a proclamação da república, o Brasil tornou-se um país federalista e com poder descentralizado. Além disso, foi publicada uma nova constituição, nela as antigas províncias tornaram-se estados, essa mudança tinha o objetivo de dar mais autonomia para os estados, sendo assim, os chefes de estado agora seriam escolhidos pela política local, e não mais pelos representantes do poder central, dessa forma, a alternativa correta é a letra E.
Estados do Brasil depois de deixarem de ser províncias e suas características
Desde a fundação política, o Brasil foi dividido em capitanias, mais tarde, estas capitanias começaram a ser chamadas de províncias, e só após a proclamação da república, a partir do decreto N.1 de 15 de novembro de 1889, transformou as províncias em estados da Federação.
Estes, ficaram conhecidos como os Estados Unidos do Brazil, e tinham liberdade para decisões políticas, formação de suas próprias forças militares e etc.
Leia mais sobre a mudança de província para estados brasileiros: https://brainly.com.br/tarefa/18061935
#SPJ2