Artes, perguntado por laiscristinasil, 1 ano atrás

Com a posse do imperador D. Pedro II, em 1840, restabeleceu-se a paz no Brasil convulsionado pelas rebeliões e consolidaram-se as instituições. A principal garantia material dessa estabilidade foi a prosperidade econômica, assegurada pela exportação do café.



Essa prosperidade foi aplicada em que tipo de estilo arquitetônico?

Por que no Brasil esse estilo foi tão bem aplicado e de forma tão numerosa? Indique uma construção no Brasil que possa ser incluída nesse estilo e executada de meados ao final do século XIX.



Sua resposta deve contemplar a questão com ciência e justifica-la, baseado em conhecimento e em pesquisa. Texto máximo de 100 palavras (padrão dessa atividade). Isso é o bastante e o necessário para o julgamento das respostas para a questão levantada.

Soluções para a tarefa

Respondido por élida1991
14
GENTE ME AJUDA A RESPONDER POR FAVOR....

adrianocarolg: preciso muiito tbb ...
laiscristinasil: A arquitetura das fazendas de café em meados do século XIX era concebida para, organizar os espaços, e as formas dos sítios e edifícios que abrigavam os primitivos equipamentos movidos pela força hidráulica, os escravos e a grande quantidade de semoventes, implantado nas encostas do mar de morros nome que se dava à região do Vale do Paraíba devido à sua topografia, conformada por uma série de pequenos morros, sem a preocupação com o trato mecanizado, nem com o plantio em nível, desenhar a grande
mcbacchiega: Estilo Arquitetônico é o Neoclassicismo
mcbacchiega: A arquitetura da época firmou-se em duas versões: o neoclássico oficial, da Corte, quase todo feito de importações, e a versão provinciana, simplificada, feita por escravos, exteriorizando nos detalhes as ligações dos proprietários com o poder central. O neoclássico oficial se desenvolveu nos centros maiores do litoral, como Rio de Janeiro, Belém e Recife, que tinham contato direto com a Europa, e que desenvolveram um nível mais complexo de arte e arquitetura e se integraram nos moldes internaci
mcbacchiega: Principais construções desta época: Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, em Vassouras, século XIX; Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, 1894; Fazenda do Secretário, em Vassouras, no Rio de Janeiro, século XVIII; Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, 1855; Teatro de Santa Isabel – 1850. Recife; greja de nossa Senhora de Candelária, RJ; Museu Imperial – Petropolis; Palácio do Itamarati; Casa da Marquesa de Santos – Rio de janeiro.
FláviaFort: A América Latina, ao longo do século XIX, foi pressionada por uma forma de dependência colonial causada pelo grande volume de capitais que aqui aportaram. No Brasil os investimentos se dirigem para a construção de estradas de ferro, portos, exploração de jazidas minerais, plantações de café, correios, etc visando criar uma infra-estrutura econômica que servisse de base á exploração das riquezas que interessasse mais diretamente ao capital internacional. (Disponível em http://eduquenet.net/americ
FláviaFort: O Neoclassicismo teria sido então adotado no Brasil durante a monarquia como instrumento civilizador, isto é, como meio de aproximar o país do modelo europeu de civilização. O Brasil do século XIX graças à cultura do café propiciou um conforto para a sociedade que povoou de casas neoclássicas as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Nordeste.
Perguntas interessantes