com a pandemia aumentou a desigualdade social redação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estudo da Ceplan Consultoria revela que a região sofreu grandes perdas no emprego e na renda dos trabalhadores, aumentando as desigualdades socioeconômicasO primeiro estudo de âmbito regional sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus no Nordeste foi apresentado nesta terça, 15, em coletiva de imprensa online, pela Ceplan Consultoria, com sede no Recife. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país teve um saldo negativo entre contratações e demissões de -1.547 milhão de empregos formais de janeiro a julho deste ano. Do total, 16,9% foi registrado no Nordeste, percentual superior à participação da economia da região na economia brasileira (14,5%). A maior perda de vagas ocorreu entre março e maio.
Os índices refletem as conjunturas econômicas do país e do mundo, drasticamente afetadas pela pandemia. A estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global é de uma queda de 4,9% em 2020 – a maior retração registrada desde a crise de 1929. No Brasil, o PIB caiu -5,9% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019. No Nordeste, o índice de atividade econômica (IBC-Br), medido pelo Banco Central, sofreu uma redução de -3,5%. Nas três principais economias da região, a maior perda foi a do Ceará, de -4,9%, seguida por -3,5 da Bahia e -2,6% de Pernambuco.
Os resultados são explicados pela necessidade de isolamento social para evitar o aumento dos casos e mortes pela Covid-19 que levou à suspensão da maior parte das atividades econômicas, até com lockdowns em capitais e centros mais avançados, atingindo segmentos como o turismo e os serviços – particularmente importantes para o Nordeste. O estudo da Ceplan revela que no comparativo entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre do ano passado, a maior queda, ao analisar a composição do PIB brasileiro pelo lado da demanda, ocorreu no volume de impostos (-8,1%), e no consumo das famílias (-7,1%). Pelo lado da produção, a indústria (-6,5%) e os serviços (-5.9%) declinaram substancialmente.
Explicação:
Pesquisada básica, NN precisa copiar tudo :/
Explicação:
as pessoa n usar macla e eu só tô respondendo por n seu