Com a nova divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do poder. Os escravos, os metecos (estrangeiros), as mulheres e as crianças não participavam das decisões políticas, pois não tinham o direito da cidadania. a) Qual o regime político descrito acima? b) Qual cidade grega adotou esse regime? c) Atualmente, no Brasil, quem é considerado cidadão? d) Que diferenças podemos estabelecer entre a cidadania na Grécia e no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)República;
b)Cidade de Atenas;
c)São considerados cidadãos gualguer pessoa nascida (ou não)no território brasileiro,tendo direitos garantidos na constituição de 1988.
A - O regime político descrito no texto é o da Democracia Ateniense, que foi o primeiro modelo de democracia historicamente desenvolvido nas sociedades ocidentais.
B - O regime foi adotado por Atenas, embora houvesse também outras cidades gregas que adotassem outras formas mais ou menos inclusivas de política, como Mileto e Samos.
C - No Brasil é considerado cidadão todo brasileiro nato ou naturalizado, tendo direitos políticos todos aqueles com 16 anos ou mais.
D - A cidadania na Grécia era restrita a uma parcela menor da população, mas dava mais poderes, enquanto que no Brasil ela é universal, mas não dá o mesmo grau de participação na vida social.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/46116191