Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei 5692, de 1971, implantou-se a disciplina Educação Artística, que provocou uma série de distorções nos processos de ensinar e aprender arte. Quais as práticas que ainda hoje presenciamos nas escolas de Educação Básica que foram desenvolvidas com a implantação da disciplina Educação Artística? Em que aspectos são inadequadas?
Soluções para a tarefa
Em 1971, a implantação da lei de diretrizes e base nº 5.692/71 provocou muitas distorções no ensino da arte, uma das implicações para essa distorção foi por foi por não terem professores suficientemente preparados para ministrar essas aulas. Matérias como música, teatro e outras matérias ligadas a livre expressão deixaram de fazer parte da rotina dos alunos e virar uma realidade cada vez mais distante na vida deles. Essas matérias eram ministradas apenas para alunos com alto poder aquisitivo sobrando as aos mais carentes uma educação artística cada vez mais tecnicista , onde aprendiam uma arte que se baseava na cópia e reprodução de obras originais sem nenhum contexto , tornando assim a criatividade e expressividade do aluno nula e inadequada.
A implantação da lei de diretrizes e bases da educação de número 5692 de 1971 resultou em diversas contradições a respeito do ensino da arte. A principal é a ausência de professores com preparação adequada para ministrar aulas de arte.
Ainda hoje, a implantação da disciplina de educação artística para alunos de escolas carentes é bastante tecnicista e utiliza muita reprodução de cópias e ideias. As principais inadequações são a falta estímulo à criatividade e ao pensamento crítico.
Bons estudos!