Com a informação de que Guilherme não estava se alimentando bem e que quando comia reclamava de algumas dores, o que o impedia de sentir vontade de comer adequadamente, Marina procurou a Unidade Básica de Saúde no seu bairro para agendar uma consulta com a Nutricionista, e assim verificar o quepoderia estar acontecendo com seu filho, pois Guilherme precisava voltar a se alimentar bem novamente para não prejudicar seu desenvolvimento nessa fase importante da vida.
a) Com base no aprendizado sobre dietoterapia pediátrica e nas informações descritas anteriormente sobre Guilherme, considere ser a nutricionista que atendeu Marina e seu filho em uma primeira consulta com nutricionista, quais seriam as ações necessárias para conseguir avaliar a condição nutricional analisar o possível diagnóstico de Guilherme? Qual seria o possível diagnóstico de Guilherme? Quais seriam as orientações dietéticas para Marina seguir com o filho?
b) No dia da consulta Guilherme estava com 7 anos e 6 meses, 18 kg e 1,15 metros de altura. Considerando esses dados antropométricos, realize a avaliação nutricional do filho de Marina, considerando como base o escore z. Após a avaliação nutricional determine as necessidades energéticas de Guilherme de acordo com o cálculo de Necessidade Estimada de Energia, calcule também a recomendação de proteínas, carboidratos, lipídios e necessidade hídrica.
c) Ao finalizar a consulta, a nutricionista informou que por ter mais pacientes semelhantes ao caso de Guilherme, ela irá elaborar um projeto de educação alimentar e nutricional (EAN) para auxiliar no tratamento e acompanhamento dessas crianças. Imaginando ser essa Nutricionista da UBS, elabore um projeto completo de EANpara essa situação apresentada. Considere que a Nutricionista precisará trabalhar nesse primeiro momento sem a equipe multidisciplinar da UBS, pois após ter um resultado desse projeto poderá apresentar e elaborar novas propostas de EAN.
Soluções para a tarefa
A avaliação nutricional serve para fazer uma avaliação dos sinais vitais e nutricionais para a indicação do suporte nutricional (parenteral ou enteral).
Tendo como seu objetivo da abordagem nutricional é recuperar o peso do paciente de forma que seu IMC fique entre os limites da normalidade, sem estar abordando diretamente a alimentação.
As necessidades energéticas diárias devem ser calculadas para cada paciente a partir de sua altura, sua idade, o metabolismo e a atividade física.
Para que não cause desconforto gástrico, as necessidades energéticas são calculadas como 30kcal/kg de peso ideal, com aumento de 5 a 10kcal/kg a cada 5 dias, até atingir cerca de 50kcal/kg/ dia. Quando o peso ideal for atingido, a oferta energética deve ser diminuída gradualmente até atingir os valores adequados para manter o peso corporal estável.
Espero ter ajudado.