Com a implantação de uma nova configuração à economia europeia ocorrida no período da Baixa idade Média, os comerciantes deixaram de julgar o valor das mercadorias tendo como base uma sua utilidade e demanda, para calcularem custos e lucros a serem convertidos em uma determinada quantia monetária.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Com esse processo de monetização os comerciantes passaram a trabalhar tendo como fim máximo a obtenção de lucro e o acumulo de capitais.
b.
Embora essa nova prática não exigisse uma constante demanda pela expansão do comercio, a crescente classe burguesa comerciante apoiou a formação dos Estados Nacionais.
c.
Mesmo tendo conseguido dominar novos mercados e regular impostos, os burgueses optaram por não padronizar as moedas.
d.
Embora essa nova prática exigisse uma constante demanda pela expansão do comercio, a crescente classe burguesa comerciante não apoiou a formação dos Estados Nacionais.
e.
Por não se aliarem ao poderio militar da nobreza, os burgueses não contaram com o fomento político para dominar novos mercados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com esse processo de monetização os comerciantes passaram a trabalhar tendo como fim máximo a obtenção de lucro e o acumulo de capitais.
Explicação:
Resposta:
Questão 2
A crise econômica pela qual atravessou o Império Romano no século III d. C pode ser considerada como uma das principais causas para o surgimento do feudalismo. Nessa época ocorreram invasões germânicas que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para viverem no campo, em suas propriedades rurais, aonde criaram as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I. Nestas vilas romanas os mais pobres buscavam trabalho e a proteção dos grandes senhores romanos.
II. Os grandes senhores romanos e os mais pobres faziam um tratado de colonato que permitia aos mais pobres usarem as terras dos grandes senhores romanos.0
III. Os mais pobres eram obrigados a entregar aos grandes senhores romanos uma parte da produção das terras cultivadas.
IV. O feudalismo substituiu o modelo de produção escravista pelo modelo de produção servil.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a.
I, II, III e IV. Correto
b.
II, III e IV, apenas.
c.
I, III e IV, apenas.
d.
I, II e III, apenas.
e.
I, II e IV, apenas.
Questão 3
A relação de servidão entre os grandes senhores romanos e as pessoas mais pobres começou a ser modificada no período da Baixa Idade Média. Entre essas mudanças está o surgimento da classe burguesa, que era composta por comerciantes e artesãos e que não estava inserida nas propriedades feudais.
Considerando o contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) No período da Baixa Idade Média os burgueses foram responsáveis por implantar uma nova configuração à economia europeia.
( ) A busca pelo lucro acabou perdendo um espaço maior com essa nova configuração da economia europeia.
( ) Os comerciantes passaram a utilizar uma nova lógica econômica na qual o valor de uso das mercadorias era substituído pelo seu valor de troca.
( ) A economia passou a se basear em cima de quantias que determinava numericamente o valor das mercadorias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
V – F – V – V. Correto
b.
F – F – V – V.
c.
V – V – V – F.
d.
V – F – V – F.
e.
V – V – F – F.
Explicação: