História, perguntado por Ebuborges2012, 1 ano atrás

"Com a implantação da ditadura, os jornais se viram obrigados a difundir as propostas políticas de Vargas, que apresentavam características bem particulares, com o uso de propagandas favoráveis ao Estado Novo, sim plificação das idéias para atingir as massas incultas, apelo emocional, repetições, promessas de benefícios materiais ao povo [...] Para tanto, [o regime) exercia um duplo controle, pois, de um lado, proibia a publicação de matérias contrárias aos interesses estadonovistas e, de outro, praticava a cooptação, garantindo às empresas jornalísticas favoráveis ao regime o fornecimento de papel e a distribuição da publicidade estatal
(SILVA, H. A democracia impressa: transição do campo jornalístico e do político e a cassação do PCB nas páginas da grande imprensa, 1945-1948. Sào Paulo: Editora Unesp, 2009.)

Durante o Estado Novo (1937-1945) o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um importante órgão de sustentação política do regime. O DIP buscava
a) o aliciamento dos trabalhadores por meio de críticas às elites burguesas.
b) a subordinação dos jornais e das rádios por meio de pagamentos e presentes.
c) o controle dos meios de comunicação capazes de moldar a opinião pública.
d) a difusão do anticomunismo por meio de pagamentos aos jornais e às rádios.
e) o controle da cultura impondo uma ideologia ligada ao movimento sindical.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
9
Olá,

Resposta letra "C" 

O DIP foi um importante mecanismo de propagação e censura utilizado durante  o governo Vargas.



O departamento era responsável pela propagação do governo Vargas, através do radio eles levavam até população os feitos do presidente.

Era também um mecanismo de censura, já que o departamento controlava os meios de comunicação, para que não houvesse coisas relacionadas ao governo. O DIP casava os meios de comunicação que faziam criticas ao governo.


Esse mecanismo foi inspirado nas técnicas de propaganda dos governos fascistas da Europa.



Perguntas interessantes