Geografia, perguntado por 123souzaalexandre, 10 meses atrás

Com a globalização o problema do desemprego mundial, regional e nacional sofreu transformações. A respeito do tema, leia o texto a seguir:

Muitas regiões pobres do mundo, apesar de não fazerem parte da economia global, baseada na exploração da mão de obra barata, possuem grandes reservas de desempregados, o que contribui para a redução dos custos do trabalho nesses lugares. No caso de ocorrerem greves para aumento dos salários, em algum desses locais do mundo subdesenvolvido, o capital transnacional pode transferir suas indústrias ou contratar sua produção em lugares alternativos. Isso significa que a existência desses países tende a refrear o aumento dos salários e os custos do trabalho nas economias baseadas na mão de obra barata, a exemplo de alguns países do Sudeste Asiático, do México e do Leste Europeu. Dessa forma, o desemprego mundial torna-se uma forma de aumentar a acumulação de capital global. Os salários também estão condicionados pela relação cidade-campo, ou seja, a pobreza e a existência de uma grande massa de trabalhadores rurais sem terra e desempregados no campo tende a promover baixos salários na economia industrial urbana.
De acordo com o texto e seus conhecimentos, aponte pelo menos dois elementos que estão influenciando as condições de trabalho na atualidade.
ME AJUDEM!!

Soluções para a tarefa

Respondido por katianedldasilva
128

exploração da mão de obra barata e baixos salários.

muitos trabalhadores fazem greves para terem um salário melhor e melhores condições de trabalho pois eles muitas vezes fazem o serviço deles e de outras pessoas que a empresa não contrata, dessa forma eles acabam fazendo com que vá retirando o emprego da população e deixando os desempregados porque um exemplo disso é um funcionário que trabalha em período integral ele trabalha no lugar de 2 pessoas e um funcionário volante trabalha em vários setores o que beneficia apenas o patrão pois ele economiza dinheiro na hora de contratar pessoas e a população vai ficando sem ter onde trabalhar.

espero ter te ajudado e se possível marca a minha como melhor resposta  

Respondido por queremcassia2211
7

O processo de globalização é um dos principais responsáveis pelas desigualdades sociais e pelo avanço do desemprego, principalmente entre mão de obra não especializada. Ou seja terceirização e precariedade de salários e condições de trabalho.  

Afinal, os processos de automação, principal marca da globalização, não podem ser considerados responsabilidade do trabalhador, que se quer tem escolha sobre isso.  

Ou mesmo os processos de desigualdade, afinal, como poderíamos responsabilizar uma classe inteira por seu declínio?

Quer saber mais sobre o assunto?  

https://brainly.com.br/tarefa/179710

Anexos:
Perguntas interessantes