Sociologia, perguntado por lidianenwm, 11 meses atrás

Com a globalização a contemporaneidade é marcada por um modo de vida em que as relações nacionais e internacionais exigem do teórico social cada vez mais estruturas lógico-conceituais que consigam explicar e explicitar acontecimentos que ganham repercussão em escala mundial. Uma das coisas que a tecnologia realmente revoluciona são as escalas, em que operam as relações sociais.


SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos​. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018​.


Com base no excerto, leia as afirmações:


I - A multiplicidade de relações e interconexões entre Estados e sociedades.

II - A economia global é o sistema gerado pela globalização da produção e das finanças.

III - As decisões e atividades em uma parte do mundo podem vir a ter consequências significativas para indivíduos e coletividade em lugares distantes do globo.

IV - A interdependência dos países subdesenvolvidos em relação aos países desenvolvidos gera a autonomia dos chamados países de terceiro mundo.



Está correto o que se afirma em:


Alternativas
Alternativa 1:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
II e IV, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1
A alternativa I é verdadeira, pois no mundo globalizado todos estão, por bem ou por mal, unidos e interconectados, de modo que aquilo que afeta a economia de um, em maior ou menor grau afetará os demais.

A alternativa II também é verdadeira, pois o modo como há apenas um sistema de produção de aspecto global (o capitalismo) e a presença de incontáveis transnacionais evidenciam o aspecto financeiro global que conecta a todos.

A alternativa III também é verdadeira e se relaciona com aquilo exposto em I.

A alternativa IV é falsa, pois não há independência, mas dependência ainda mais severa dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos. 

É correta, assim, a alternativa 2.
Perguntas interessantes