Com a expansão marítima dos séculos XV/ XVI, os países ibéricos desenvolveram a ideia de “Império ultramarino” significando: *
a)O estabelecimento das regras que definem o Sistema Colonial nas relações entre as Metrópoles e as demais áreas do “Império” para estabelecer as ideias de liberdade comercial.
b)A integração econômica entre várias partes de cada “Império” através do comércio intercolonial e da livre circulação dos indivíduos.
c)A projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas e sobre tudo e todos situados no interior desse “Império”.
URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)A projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas e sobre tudo e todos situados no interior desse “Império”.
Explicação:
A ideia de um império ultramarino vem para criar laços e mostrar a autoridade soberana e centralizadora da coroa, que ficava na metrópole, e que todas as ordens viriam desse poder centralizador.
Junto com isso, podemos pensar que o famoso pacto colonial era uma dessas balizas criadas da ideia do império ultramarino que consistia no comércio único e exclusivo com a sua metrópole a fim de manter o controle total em todo o âmbito da colônia.
No caso de Portugal, podemos observar uma grande dificuldade em manter todo esse império pelo mundo devido aos gatos altos para se manter a proteção, a infraestrutura e a logística. Tanto que as capitanias hereditárias criadas no Brasil vinha era de cunho privado para que a coroa investisse menos e corresse menos riscos em empreender em terras novas.
A IMAGEM MOSTRA TODAS AS TERRAS QUE A COROA PORTUGUESA POSSUÍA DURANTE AS GRANDES NAVEGAÇÕES.
Resposta:
LETRA C
Explicação: