Com a expansão dos serviços de saúde e do acesso a população ao SUS, uma diversidade grande de situações adentram as portas dos serviços de saúde, demonstrando no cotidiano uma constatação de que o contexto da saúde é de grande complexidade, o que significa que são mobilizadas por uma diversidade de situações que geram uma variada gama de desfechos. A divisão técnica do trabalho, que espelha a divisão disciplinar e especializada do conhecimento, está entre essas questões que são postas em questionamento na atualidade (TOASSI, 2017). Considerando as informações acima, elabore um texto dissertativo posicionando-se a respeito da seguinte questão: Como romper com modelo uniprofissional para atender a complexidade das situações que chegam ao setor saúde?
Soluções para a tarefa
A maioria das complicações de saúde não multifatoriais, e apenas uma equipe multiprofissional é capaz de reverter completamente o quadro do paciente e evitar que o mesmo problema e instale novamente.
Porém, é preciso que os pacientes busquem essas equipes, só essa forma é que o mercado terá demanda o suficiente para que surjam interessados em suprir essa necessidade.
Os hospitais também precisam oferecer serviços multiprofissionais, como se fossem combos de saúde.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A equipe multiprofissional com enfoque interdisciplinar propõe superar o problema da fragmentação e da desresponsabilização devido à
especialização profissional.
Explicação:
A interdisciplinaridade apresenta-se como alternativa para a produção de conhecimento e superação da visão unicausal. A interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa à abordagem uniprofissional normalizadora (seja no ensino ou na pesquisa) dos diversos objetos de estudo.
Portanto, a interdisciplinaridade diz respeito a uma troca e integração entre
disciplinas a partir da intersubjetividade, da interpenetração, que produz a
complementaridade de métodos, conceitos e práticas no interior de um projeto comum. Nessa perspectiva, a dimensão unicausal/uniprofissional não é colocada em xeque enquanto aspecto formativo, investigativo e de produção, mas sim como intensificação do diálogo, integração conceitual e metodológica entre esses diferentes campos de saber. Assim, ela seria uma proposta que visa a romper as fronteiras que se estabeleceram entre as disciplinas