Com a expansão da área de atuação do bacharelado o reconhecimento do profissional tem crescido, sobretudo na área da saúde. Portanto, ser um profissional está relacionado a prática mediante um conhecimento específico inerente ao trabalho realizado. Por isso é primordial que os profissionais tenham pleno conhecimento de sua profissão. TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR. : Unicesumar, 2019. Quanto à atuação profissional e a profissão de bacharel, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. O profissional de Educação Física, a partir de sua formação inicial, é qualificado para trabalhar com a prevenção, a promoção e a reabilitação da saúde. Sendo reconhecido ainda, como uma das treze profissões da área da saúde. II. Como a educação física é uma área que lida com exercícios físicos e esportes, em locais diversos, não há um conselho que regulamente esta profissão e nem normas éticas. Isto porque o trabalho deste profissional se dá em espaços informais de ensino. III. Para uma atuação profissional qualificada, os profissionais devem conhecer as áreas de intervenção inerentes à sua profissão. Portanto, o profissional deve buscar além da graduação, cursos de formação continuada para que possam tornar-se especialistas nas áreas que desejam desenvolver suas intervenções. IV. Toda profissão tem uma estrutura de conhecimentos especializados, que é organizado e regulamentado por instituições e conselhos profissionais. No caso da Educação Física o Conselho Federal de Educação Física e os Conselhos Regionais de Educação Física, são os órgãos responsáveis por essa organização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O curso visa oferecer condições práticas e teóricas para que o aluno aprenda a conduzir um processo de Orientação Profissional individual e/ou grupal, tanto na clínica quanto em ambiente institucional. Também tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel do Orientador Profissional e sobre as mudanças nas relações de trabalho no mundo atual.
Público:
Psicólogos, Pedagogos, estudantes de último ano destes cursos.
Programa:
Histórico da Orientação Profissional e as principais linhas teóricas.
O processo de Orientação Profissional:
A fase de diagnóstico clínico ou de triagem: em que consiste o diagnóstico clínico em Orientação Profissional, como conduzi-lo e quais as estratégias que podem ser utilizadas nesta fase do trabalho.
A fase de intervenção: a partir do modelo de atendimento que é apresentado aos alunos, é ensinado o passo a passo do processo, que inclui o autoconhecimento enquanto investigação pessoal e a pesquisa sobre as profissões e sobre a realidade ocupacional. Estudo de caso – apresentação e discussão de um atendimento.
Metodologia:
Estudo e manuseio de instrumentos e jogos utilizados em Orientação Profissional; análises de alguns resultados obtidos nestes instrumentos a partir das quais o aluno (a) treina como levantar hipóteses e como conduzir o trabalho de OP. Definição de conceitos teóricos, discussão de textos e casos clínicos.
Calendário:
Data: Janeiro de 2022
Dias: A Definir
Horário: A Definir
Carga horária: 12h30min
Investimento:
Valor: R$1075,00 à vista ou R$1140,00 parcelado (Pagseguro)
Apostila inclusa e certificado mediante presença mínima de 75%.
Depoimentos
“Parabéns pelo trabalho e muito obrigada por ter proporcionado essa experiência! Adorei conhecer a história e as atividades da Colmeia. Foi um dos cursos mais bacanas e proveitosos que já fiz em todas as áreas. Espero revê-los mais vezes!”
“Tirou o “peso” que sentia sobre saber ser “a responsável” pela escolha profissional do jovem. Passei a enxergar com mais clareza o protagonismo dele, e também a importância do desenvolvimento de seu EU durante o processo de OP (para além das informações sobre profissões).”
Maíra Oliveira Bentim
“Tanto a metodologia quanto o material me surpreenderam muito positivamente.”
“O grupo, na minha visão, é um dos mais ricos e importantes meios de trabalho. Sem esse grupo meu aprendizado não teria sido como foi.”
Renata Parreira
“O curso me forneceu ferramentas muito interessantes, como sou pedagoga, só me enxergava trabalhando em grupos, já consigo me ver no trabalho individual. Além disso, esse curso me fez decidir por fazer o curso de especialização aqui na Colmeia.”
Priscila H.M. Casali Picarelli
“Saio muito grata pela formação e experiência que adquiri nestes 5 dias. Agora colocar mão na massa.”
Simone Navarro
“Entender que o processo é de autoconhecimento e escolhas e que dessas escolhas surgem novas possibilidades. Entender que podemos ser o continente para outras pessoas expressarem suas emoções e entender que existe um “EU”.
“Me apaixonei pelo curso. Troca de experiências, contribuições, grupo participativo e interessado.”
Sheila Cristina Vilela
Inicialmente achei inviável devido ao deslocamento e ausência do trabalho durante toda semana. Durante o curso entendi a proposta.
Nesse modelo torna-se mais leve e os conteúdos são absorvidos com mais qualidade.
Polyana Fernandes – Palmares – PE 31/1/20
Resposta:
Alternativa 3: V,F,V,V
Explicação:
II. Como a educação física é uma área que lida com exercícios físicos e esportes, em locais diversos, não há um conselho que regulamente esta profissão e nem normas éticas. Isto porque o trabalho deste profissional se dá em espaços informais de ensino. (Errada)