“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorreram importantes mudanças nos processos comunicacionais em que os receptores passaram a ser, também, emissores das mensagens. Surge a comunicação hipermidiática que é caracterizada por processos descentralizados de mediação social, da qual o jornalismo colaborativo é exemplo”.
(BALDESSAR, M.J. et al. Jornalismo colaborativo: produção de notícias do cidadão repórter no iReport.com da CNN.
Sobre jornalismo colaborativo é correto afirmar:
A) A participação dos internautas na produção de conteúdo é característica da web 1.0.
B) O advento da internet favoreceu a participação dos leitores, ouvintes e telespectadores na produção conteúdos de comunicação.
C) As emissoras de comunicação abrem espaço para a participação, mas só veiculam conteúdos enviados por jornalistas profissionais.
D) As empresas de comunicação não têm responsabilidade sobre a veiculação de conteúdos enviados pelos leitores, ouvintes ou telespectadores.
E) O jornalismo colaborativo está com os dias contados porque a exigência do diploma de jornalista impossibilita a ampla participação da sociedade na produção de conteúd
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B
Explicação:
"O advento da internet favoreceu a participação dos leitores, ouvintes e telespectadores na produção conteúdos de comunicação"
confia
A alternativa correta é a letra (B).
Letra B: O advento da internet favoreceu a participação dos leitores, ouvintes e telespectadores na produção conteúdos de comunicação.
Isso ocorre com a disponibilidade de canais de comunicação virtuais que permitem a criação e compartilhamento de informações com os leitores, ouvintes e telespectadores em geral.
Na prática, é possível criar e compartilhar notícias em blogs, sites (páginas da Internet) independentes e redes sociais que trabalham com conteúdos audiovisuais (áudio e vídeo). Como exemplo de rede social que possui muitas fontes do jornalismo colaborativo, podemos destacar:
Youtube - onde é possível encontrar vários canais independentes que passam notícias relevantes sobre economia, política, ciência e tecnologia.
Lute pela realização dos seus sonhos!