Com a escravidão se tornando um dos pilares de sustentação da economia romana, povos subjugados de
diversas regiões passaram a compor os quadros de escravos que serviam aos interesses de Roma. Com
isso, muitas realidades e culturas entravam em choque e diversos foram os momentos críticos
protagonizados por escravos que se elevaram contra a República.
Cite uma dessas revoltas e seu líder.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Terceira Guerra SERVIL , ocorrida entre 73e71a.C essa revolta foi de escravizados esteve ligada a população da luta de gladiadores em Roma , esse exercito teve vários lideres mas o que mais destacou foi Espártaco.
Segunda Guerra SERVIL, ocorreu 104a.C, foi liderada por Sálvio, a defesa da liberdade dos trabalhadores escravizados sicilianos e a sua inserção como um grupo de pessoas com direitos.
Primeira Guerra SERVIL ocorreu 135e132a.C , liderada pelo escravizado Euno e comandada militarmente pelo siciliano Cleão.
Uma das revoltas protagonizada por escravos romanos foi “A Terceira Guerra Servil” ou “Levante dos Gladiadores” liderada por Espártaco, ocorrida entre 73 a.C e 71 a.C.
Os gladiadores eram pessoas escravizadas que eram obrigadas a fazerem o "espetáculo" de entretenimento nas arenas romanas, lutando até a morte com outro gladiador ou contra feras dentro de uma jaula.
Diante desta situação de constante perigo contra suas próprias vidas, os gladiadores se revoltaram sob a liderança de Espártaco, promovendo uma grande guerra civil, onde o exército romano entrou em confronto com os gladiadores.
Os revoltosos promoveram saques em Roma conseguindo armas e alimentos para conseguirem realizar sua fuga e posteriormente lutar contra o exército romano. Os revoltosos foram encurralados e crucificados para servirem de exemplo para que novas revoltas não se repetissem mais.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/31254005