Com a edição da IAS 41 o IASC introduziu no cenário da contabilidade internacional o estabelecimento de padrões mínimos à apresentação das demonstrações financeiras das entidades que exploram atividades agrícolas. Foram determinados os critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos biológicos durante a fase de crescimento, degeneração, produção e reprodução, estabelecendo que, se o justo valor pode ser mensurado confiavelmente, este deve ser o critério utilizado no momento inicial e em cada data de elaboração das demonstrações financeiras, e evidenciados na demonstração de resultados os ganhos e perdas advindas das transformações ocorridas.
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – A IAS 41 foi a primeira norma voltada para o setor primário da economia que buscou estabelecer o valor justo para a avaliação e reconhecimento dos ativos biológicos
PORQUE
II – mitigou as incertezas e conflitos ao aplicar conceitos e métodos da contabilidade tradicional, principalmente para o reconhecimento de suas particularidades a respeito da criação, produção e reprodução associados à transformação biológica que altera a substância dos ativos.
A respeito dessas asserções é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b.
as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
c.
a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
d.
as duas asserções são falsas.
e.
a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
Respondido por
10
a. as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
A IAS 41 é considerada a primeira norma relacionada ao setor primário da economia, e teve a finalidade de conseguir o estabelecimento do valor justo dos ativos biológicos.
Através da edição da IAS ocorreu a introdução do estabelecimento de padrões mínimos para a apresentação das demonstrações financeiras das entidades que são exploradoras de atividades agrícolas. De forma a conseguir a mitigação de incertezas e de conflitos na aplicação de conceitos e métodos contábeis.
Bons estudos!
Perguntas interessantes