Direito, perguntado por paulasouzabarauna, 5 meses atrás

Com a eclosão da Revolução Francesa em 1789 ocorre o processo de afastamento da atuação política da condução da vida religiosa, esta se desenvolveria com mais intensidade a partir disso e com a chegada do conceito de laicidade estatal, que reconheceria em linhas gerais, a neutralidade do Estado em relação às questões religiosas, a liberdade de religião e a pluralidade.



Sobre a laicidade no Brasil, analise as afirmações a seguir em relação a Constituição Política do Império do Brasil e a Constituição da República Federativa do Brasil:



I - A constituição do Império afirma que a Religião Católica Apostólica Romana continuará a ser a Religião do Império. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto doméstico, ou particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior do Templo.

II - A constituição da república federativa afirma que Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

III - A constituição do império determina que é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

IV - A constituição federativa da república veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios o estabelecimento de cultos religiosos ou igrejas, além de subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, II e IV, apenas.

b)
II, III e IV, apenas.

c)
I, II e III, apenas.

d)
I e III, apenas.

e)
III e IV, apenas.

3)
A laicidade determina que não há uma religião oficial do Estado, permitindo que os cidadãos estejam livres e protegidos para praticarem a religião que for da escolha de cada um. Ao negar a existência de uma fé estatal, a laicidade não estabelece a proibição das manifestações religiosas, autorizando a exteriorização de toda e qualquer crença religiosa, amparando-as de modo igualitário. No Estado brasileiro são estabelecidos os fundamentos constitucionais para que ninguém tenha seus direitos reduzidos sob justificativas religiosas, possibilitando aos indivíduos a plena liberdade para exprimirem sua fé de modo plano e salvaguardado.



Acerca da laicidade, analise as afirmações a seguir:



I - Órgãos estatais são impedidos de estabelecer uma religião manisfesta sob o risco de afetar a liberdade religiosa e o tratamento igualitário aos cidadãos nacionais.

II - Autorizar o ensino religioso em escolas públicas, na modalidade confessional, poderia prejudicar a neutralidade do Estado no campo religioso, uma vez que a fé ensinada em uma instituição pública estaria em situação de privilégio frente as demais.

III - A possibilidade de ensino religioso beneficia a religião católica, que tem uma estrutura de catequistas, editoras e meios de comunicação capazes de atuar em todo o país.

IV - No âmbito político, é inquestionável a manutenção da laicidade estatal, os grupos parlamentares religiosos buscam crenças para normalizarem temas como o aborto ou o casamento homoafetivo de forma democrática, ou seja envolvendo toda as religiões.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
III e IV, apenas.

c)
I, II e III, apenas.

d)
I, II e IV, apenas.

e)
II, III e IV, apenas.

4)
A perspectiva levantada pelo conceito de gênero não procura negar a existência de diferenças entre homens e mulheres, mas apenas salientar que as distinções biológicas entre os sexos masculino e feminino não são capazes de explicar toda uma vastidão de ideias concebidas a respeito de como homens e mulheres devem se comportar.



Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I - Existem diferenças na força física entre homens e mulheres, em função de suas distintas composições biológicas, entretanto tais contrastes naturais não são suficientes para explicar sexos certas propensões distintas relacionadas ao sexo.

PORQUE

II - As relações sociais de poder conferem aos homens sua aptidão natural à liderança e as mulheres submissas aceitam essa condição pelo contexto cultural e social demandado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

d)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por rosinhacosmo
1

Resposta:

I II IV apenas espero ter ajudado

Explicação:

Perguntas interessantes