História, perguntado por Thay8162951, 1 ano atrás

Com a dinastia Tudor, principalmente durante o reinado de Elizabeth I, o absolutismo ingles consolidou-se. apos a morte, com a ascensao da dinastia Stuart, surgiu uma tensão que desencadeou uma fase revolucionaria.

explique a tensão expressa no texto.

pfv me ajudem!! agradeço mt

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
99
Olá, tudo bem? Durante os reinados de Henrique VIII, Eduardo VI, Maria I e, principalmente, Elizabeth I, a Coroa inglesa estava aliada aos interesses da burguesia, uma vez que as riquezas proporcionadas pelo fortalecimento desta fortaleciam a dinastia Tudor. Desta forma, a relação entre o governo monárquico e o Parlamento, onde esta classe ganhava cada vez mais representação, era na maior parte das vezes amigável.

Após a morte de Elizabeth I sem herdeiros em 1603, a dinastia Tudor seria sucedida por seus parentes escoceses, os Stuart. O primeiro rei da nova dinastia seria Jaime I, que rapidamente entrou em choque com o Parlamento devido ao fato de seguir a doutrina absolutista francesa. Outro problema era a questão dos impostos, que o rei desejava alterar quando quisesse: em 1614, por exemplo, o soberano aumentou os impostos sem consultar o Parlamento. Quando este protestou, Jaime I o fechou por sete anos.

Paulatinamente, então, este rei privaria a burguesia de sua participação direta no governo inglês, embora ainda se fortalecesse com suas riquezas, o que deixaria essa classe ressentida. Após a morte de Jaime I em 1625, seu filho Carlos I o seguiria no trono, já iniciando seu governo de forma autoritária ao tentar montar um exército permanente e entrar em guerra com França. Insatisfeito, o Parlamento protestaria, o que causaria mais uma vez o seu fechamento. Este seria o primeiro dos conflitos entre Carlos I e o Parlamento que levariam à Guerra Civil Inglesa em 1642.
Respondido por nataliafransantos
4

A tensão que desencadeou a fase revolucionária está relacionada ao fechamento do Parlamento pelo rei Carlos I, que deu origem a uma guerra civil entre o Parlamento e seus apoiadores  e o rei,  apoiado principalmente pela nobreza.  

O rei, já havia dissolvido o parlamento anteriormente, há 11 anos antes. Mas como precisava criar novos impostos para cobrir gastos com guerras em que havia se envolvido, instituiu o Parlamento novamente.

O parlamento desejava subordinar o rei a uma constituição formal a qual deveria obedecer mesmo contra suas ideias. Sem um acordo com o Parlamento inglês, o rei decide de maneira arbitrária fechar novamente o parlamento dando origem a uma guerra civil que ao fim teve o rei capturado pelo exército de Oliver Cromwell.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/3752616

Anexos:
Perguntas interessantes