com a dinastia Tudor, principalmente durante o reinado de Elizabeth I, o absolutismo ingles consolidou-se. apos a morte, com a ascensao da dinastia Stuart, surgiu uma tensão que desencadeou uma fase revolucionaria.
explique a tensão expressa no texto.
pfv me ajudem!! agradeço mt
Soluções para a tarefa
Se achando assim, ele aumentava deliberadamente os impostos, burlava o estatuto e entregava monopólios para diversas companhias, quebrando o desenvolvimento econômico da Era Tudor, casou-se com uma católica, desrespeitando regras religiosas para os monarcas, o que, claro, era publicamente do desagrado do Parlamento.
Esses conflitos enfureceram os membros do parlamento e a população em geral, mais precisamente os burgueses, os puritanos e presbiterianos, que pagavam impostos altíssimos, não conseguiam poupar dinheiro devido as normas econômicas de Carlos I e se sentiam desrespeitados religiosamente.
O desfecho foi a Guerra Civil Inglesa ou Revolução Inglesa, que resultou na decapitação de Carlos I, na abolição da monarquia e instauração da república inglesa, ou seja, o fim do absolutismo monárquico.
Resposta:
Durante os reinados de Henrique VIII, Eduardo VI, Maria I e, principalmente, Elizabeth I, a Coroa inglesa estava aliada aos interesses da burguesia, uma vez que as riquezas proporcionadas pelo fortalecimento desta fortaleciam a dinastia Tudor. Desta forma, a relação entre o governo monárquico e o Parlamento, onde esta classe ganhava cada vez mais representação, era na maior parte das vezes amigável.
Após a morte de Elizabeth I sem herdeiros em 1603, a dinastia Tudor seria sucedida por seus parentes escoceses, os Stuart. O primeiro rei da nova dinastia seria Jaime I, que rapidamente entrou em choque com o Parlamento devido ao fato de seguir a doutrina absolutista francesa. Outro problema era a questão dos impostos, que o rei desejava alterar quando quisesse: em 1614, por exemplo, o soberano aumentou os impostos sem consultar o Parlamento. Quando este protestou, Jaime I o fechou por sete anos.
Paulatinamente, então, este rei privaria a burguesia de sua participação direta no governo inglês, embora ainda se fortalecesse com suas riquezas, o que deixaria essa classe ressentida. Após a morte de Jaime I em 1625, seu filho Carlos I o seguiria no trono, já iniciando seu governo de forma autoritária ao tentar montar um exército permanente e entrar em guerra com França. Insatisfeito, o Parlamento protestaria, o que causaria mais uma vez o seu fechamento. Este seria o primeiro dos conflitos entre Carlos I e o Parlamento que levariam à Guerra Civil Inglesa em 1642.