Com a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), doze de suas quinze repúblicas formaram a Comunidade de Estados Independentes (CEI). Ficaram de fora as três repúblicas bálticas. Sob a liderança da Rússia, foram estabelecidos acordos e benefícios comuns.
Sendo assim, por que a Rússia pode ser considerada a substituta geopolítica da URSS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Rússia pode ser considerada a substituta, tendo em vista que muitos dos antigos bens da URSS se encontram em mãos russas. Principalmente os antigos objetos militares da época sovietica, além de deter boa parte das jazidas de petróleo e gás natural mantendo a Rússia muito forte financeiramente também e em termos de influência, concluindo ainda que a Rússia anteriormente já liderava as demais repúblicas na época da URSS.
Explicação:
A Rússia é substituta legal, política e diplomática da União Soviética - mas os dois termos não significam a mesma coisa.
A União Soviética era formada por o que hoje são 15 países - mas a Rússia era o maior deles e onde ficava a capital, Moscou. Quando a União Soviética se desfez em 1991, a Rússia assumiu as responsabilidades que cabiam à União Soviética no sentido legal e diplomático.
Por exemplo: a União Soviética tinha assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas; esse assento foi para a Rússia. As dívidas que a União Soviética possuía também ficaram sob responsabilidade russa. Nesse sentido, pode-se chamar a Rússia de sucessora da União Soviética.
Saiba mais sobre o fim da União Soviética: https://brainly.com.br/tarefa/14279069