História, perguntado por Brendalc4391, 9 meses atrás

Com a consolidação da sociedade capitalista após a Revolução Industrial, a vida urbana passou a ser um tema constante de discussão entre os pensadores sociais. A análise das crises que se instalaram nas cidades europeias e nos Estados Unidos da América movimentaram o poder público e os intelectuais. A cidade passou a apresentar problemas de grande porte envolvendo as manifestações sociais e comportamentos individuais em grande número. Homicídios, alcoolismo, prostituição, estupros, infanticídio, suicídio são alguns dos comportamentos que se avolumaram com o advento da sociedade urbana industrial. Um dos pensadores que debateu a necessidade de uma ciência que discutisse a sociedade fundada nas ciências biológicas foi Augusto Comte. Para eles, seria fundamental desvendar as leis que determinam a vida social por meio do estudo da história natural da humanidade. As teses de Comte deram mais tarde base ao Estruturalismo, no qual se destacou Durkheim, um dos mais importantes pensadores clássicos das ciências sociais.Sobre as teses positivistas e estruturalista, leia as afirmativas a seguir e considere V para as verdadeiras e F para as falsas.​I. Para o positivismo a sociedade deve ser uma ordem que busque uma organização eficiente. Os problemas sociais devem ser entendidos como uma construção do comportamento. Não há subjetividade na análise positivista.II. O fato social é o elemento mais importante na análise de Durkheim. Para ele, se deve observar os fenômenos produzidos pela sociedade na mesma condição que se observa os fenômenos materiais. Por isso, a defesa da neutralidade científica para o estruturalismo.III. Para os positivistas, assim como o estruturalismo, os seres humanos são condicionados pela vida em sociedade. Ou seja, o meio social molda o indivíduo. Vale lembrar que o condicionamento social é determinante sobre a vida particular. O que inverso não é considerado.​IV. Diante da crise das sociedades onde o liberalismo foi implantado, Comte considerava que se faz necessário entender o comportamento social na mesma condição dos fenômenos naturais. Para e


samuelhndsousa: Faltou as alternativas para eu te ajudar
palomaalves212017: VVVV

Soluções para a tarefa

Respondido por cjsantosjunior73
3

Resposta:

F V V F

Explicação:

1- F

Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.

O positivismo é uma reação radical ao transcendentalismo idealista alemão e ao romantismo, na qual os afetos individuais e coletivos e a subjetividade são completamente ignoradas, limitando a experiência humana ao mundo sensível e ao conhecimento aos fatos observáveis.

2-V

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem.

3- V

A vida em sociedade é uma constante formadora do homem, a própria convivência social condiciona a sociedade e é condicionada por esta. A vida social capacita o homem e o modula, formando-o para determinada sociedade. Por sua própria essência, a espécie humana, possui uma carência encrustada em sua história.

4- F

Ele acreditava que os problemas sociais e as sociedades, em geral, deveriam ser estudadas com o mesmo rigor científico que as demais ciências naturais tratavam seus respectivos objetos de estudo. Os fenômenos sociais deveriam ser observados da mesma forma que um biólogo observa os espécimes de seus estudos.


palomaalves212017: Errada, Todas são verdadeiras, marquei assim e errei, reposta certa: VVVV, CORRIGIDA PELA PROFESSOR.
Respondido por CARENALINE
1

Resposta:

Pessoal a Resposta é tudo V V V, fui na onda de outras respostas errei.

Explicação:


palomaalves212017: Ta certa VVVV
Perguntas interessantes