Com a chegada dos europeus nas Américas, as populações indígenas foram dizimadas, tiveram suas formas de vida tradicionais desestruturadas e colocados em trabalhos forçados nas minas, através da Mita e da Encomienda. Sobre o pós independência na América espanhola, como as populações indígenas eram encaradas? * 1 ponto a) Eram percebidos como essenciais para a sociedade, visto que no pós independência os povos originários ocuparam posições políticas importantes. b) Considerados empecilhos para o processo modernizante, os territórios originários foram expropriados e transformadas em propriedade das elites locais. c) Havia um projeto por parte das elites locais de integrar essa população a sociedade, visto o respeito que os criollos possuíam pela cultura dos indígenas. d) O território pertencente a essas populações foram demarcados, para evitar o conflito entre indígenas e criollos. 02 – Os povos africanos foram escravizados e chegaram à América a partir do século XV, através do chamado Tráfico Atlântico. Trabalhavam principalmente nas grandes fazendas de cacau na América espanhola, nos territórios onde as populações indígenas foram dizimadas. Sobre o processo de escravidão na América espanhola, assinale a alternativa incorreta: * 1 ponto a) Essas populações negras viviam em situação de escravidão, ou seja, do trabalho forçado, não remunerado e submetido à maus tratos. b) Na hierarquia social, um indivíduo tinha seu valor medido através do sistema de branquitude: quanto mais parecido com o espanhol e os traços brancos, mais respeito dentro da sociedade. Em contrapartida, a discriminação contra os povos originários e negros era acentuada. c) Após a independência, as populações negras conseguiram o fim da escravidão e a igualdade de direitos políticos. Dessa forma, ascenderam economicamente se tornando parte de uma elite proprietária de terras na qual a cor da pele era indiferente. d) As populações negras escravizadas sempre resistiram ao processo de escravidão, seja por desobediência, levantes, fugas, formação de com
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) e C)
Explicação:
1) Sobre a forma como as populações indígenas eram encaradas no pós independência está correta a letra b.
Os povos originários eram considerados pelas elites criollas como povos atrasados e que não iriam contribuir para o novo ideal de nação dos responsáveis pelos processos de independência.
Em muitos países da América Latina, estes povos não fazem parte da história oficial. Houve toda uma tentativa de apagar a memória e a contribuição da formação da nação pelos povos originários. Não houve também políticas adequadas para seus territórios ou tentativas de integrá-los à sociedade.
2) Sobre o processo de escravidão na América Espanhola está correta a alternativa c.
A independência da América Espanhola não significou melhoria e liberdade para a população negra. A independência da América Espanhola não significou mudanças sociais, econômicas e políticas significativas.
As elites preservaram seus interesses ligando-se à Inglaterra e aos Estados Unidos. A grande maioria da população foi mantida à margem das decisões mais importantes tomadas pelos Estados.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/30692230