Com a chamada Maioridade - ato através do qual os políticos modificaram a Constituição Brasileira dando posse a D.Pedro II - iniciou-se o Segundo Reinado(1840-1889). Sobre esse período, é correto afirmar: *
a)Além da pacificação das rebeliões ocorridas durante o período regencial, o imperador teve ainda que enfrentar outras revoltas, como a Praieira (1848-1850), em Pernambuco.
b)Neste período vigorou uma monarquia absolutista e despótica, sendo uma fase de muita instabilidade política e econômica.
c)Havia dois partidos políticos, o Liberal e o Conservador, cujas propostas eram antagônicas, que se evidenciava com clareza no decorrer de suas sugestões de governo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Golpe da Maioridade foi a antecipação da coroação de Dom Pedro II no trono brasileiro, quando ele tinha apenas 13 anos de idade. De acordo com a Constituição de 1824, um dos requisitos para a coroação imperial era a maioridade, isto é, que o herdeiro do trono tivesse completado 18 anos de idade. Porém, como muitas províncias estavam passando por várias rebeliões, a solução encontrada para pacificar o Império era a coroação do novo imperador, mesmo que antecipadamente, tendo em vista que o trono estava vago desde 1831, logo após a abdicação de Dom Pedro I.
Leia também: Causas e consequências da vinda da família real para o Brasil
Resumo sobre o Golpe da Maioridade
O Golpe da Maioridade foi a antecipação da coroação de Dom Pedro II no trono do Império brasileiro, em 1840.
O imperador só poderia ser coroado com 18 anos de idade, mas a antecipação se deu por conta das revoltas provinciais.
As consequências do golpe foram a centralização do poder nas mãos do imperador e a pacificação das rebeliões nas províncias.
Explicação:
espero que tenha ajudado ✨✌️✨