Com a ausência de professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto (2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do que se tratava essa lei e qual seu objetivo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Olá!
Essa lei se tratava de um subsídio português criado no século XVIII que tinha como objetivo custear reformas na educação, esse imposto acabou ficando como o imposto único para educação pública da época. O dinheiro arrecadado no subsidio literário foram utilizadas para pagar professores de um renomado colégio da época.
No século XIX Dom Pedro decretou o fim do subsidio literário, esse ainda durou oitenta e cinco anos e gerou muita controvérsia entre o povo.
Respondido por
0
Resposta:
b
Explicação:
B - A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Direito,
11 meses atrás